
Curiosidade 14 Mar
Quem antes lutava para ser mais popular, hoje é o terceiro navegador mais popular entre os usuários. Apesar de parecer a história do Mozilla Firefox, estamos contando sobre o sólido crescimento do navegador padrão do Windows 10, o Microsoft Edge.
Enquanto o Google Chrome mantém-se aparentemente intocável em primeiro lugar e seguido pelo Safari da Apple, o navegador da Microsoft surpreendeu ao ultrapassar a raposa em abril do ano passado, e ambos prosseguem em uma acirrada disputa pelo terceiro lugar.
No gráfico de linhas a seguir, é possível analisar o decaimento sutil do navegador da Mozilla (linha laranja) na plataforma desktop conforme o ano passado, enquanto que o crescimento do Microsoft Edge (linha azul claro) ao longo dos últimos meses foi perceptível.
Apesar de uma vantagem quase insignificante de 0,07% sobre o rival, os fatores que levaram a essa popularização de um navegador, que já enfrentou sérios problemas de segurança e estabilidade, podem começar pela reformulação do Edge baseado na plataforma Chromium, que oferece vantagens como compatibilidade de extensões desenvolvidas para o navegador do Google — conveniente, dado que é o browser de maior popularidade —, bem como entrega de melhores performances e possibilidades de customização.
Não apenas uma reformulação de sua plataforma, mas o desenvolvimento de recursos que facilitam e melhoram a experiência dos usuários também foi responsável pela migração de outros navegadores para o Microsoft Edge.
Recursos como a leitura em voz alta de PDFs e navegação pelo teclado, por exemplo, favorecem deficientes visuais e aprimoram a acessibilidade do software. Tais recursos sempre passam pelo Edge Canary, programa de testadores que oferece uma distribuição com ferramentas ainda a serem lançadas na versão estável. Sua velocidade também é um atrativo — testes de benchmarking chegaram a mostrar o navegador da Microsoft desbancando seu gigante rival em testes de desempenho e eficiência de energia.
Com tantas vantagens em relação à sua primeira versão — na época, com o motor próprio EdgeHTML — não demorou muito para que a empresa de Bill Gates expandisse os horizontes. Atualmente, versões do navegador otimizadas para os novos chips Apple Silicon são distribuídas, enquanto até mesmo os sistemas Linux e Android receberam suas versões compatíveis.
Já usou o Microsoft Edge? Qual sua opinião sobre o browser? Conte para nós!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários