LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova tendência?! China torna-se o primeiro país a adotar uma moeda digital oficial

07 de abril de 2021 18

Desde 2014 a China vinha planejando a estreia de uma moeda virtual, porém, apenas ao final do ano passado os testes foram finalizados e, agora, o Yuan digital está pronto para ser usado.

O país acaba de figurar como a primeira potência mundial a adotar, de forma oficial e estruturara, uma moeda não-física, que foi batizada de DCEP (Digital Currency Electronic Payment), sigla para Pagamento Eletrônico em Moeda Digital.

Não é como o Bitcoin

O Yuan digital em nada se assemelha com o Bitcoin ou outras criptomoedas, que usam a rede descentralizada blockchain. Nesse caso, a moeda será emitida, fiscalizada e controlada pelo Banco Popular da China, entidade equivalente ao nosso Banco Central.

Diferente das criptomoedas, as transações feitas com o DECP não serão completamente anônimas, afinal de contas, estamos falando de um país que já tem uma grande reputação no que diz respeito a vigilância e fiscalização de seus cidadãos.

Evolução natural

Na China as transações digitais já fazem parte do cotidiano de muitos usuários, o que em parte, ajudou bastante a conter a pandemia.

Usar cartões e apps como o WeChat para pagar quase tudo é bastante comum por lá, então, a chegada dessa nova moeda faz parte de uma evolução natural do estilo de vida dos chineses.

O governo espera que com essa nova inciativa a utilização de criptomoedas seja desencorajada, para evitar problemas como lavagem de dinheiro e a evasão de impostos.

Nada de anonimato

Para usar o Yuan digital, os cidadãos precisarão de uma linha de telefone celular, algo que só é possível conseguir com um documento de identidade com foto. Para a movimentação de valores mais altos, documentos adicionais deverão ser requisitados.

Analistas preveem que a nova moeda da China deve se tornar, em breve, a terceira maior reserva monetária do mundo, ficando atrás apenas do Euro e do Dólar americano.

Entre os planos do Banco Popular da China estão a globalização do Yuan digital e, para isso, o governo já está negociando com bancos de outras nações incluindo Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos. Em breve testes nessas outras regiões deverão ser iniciados.


18

Comentários

Nova tendência?! China torna-se o primeiro país a adotar uma moeda digital oficial
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020