LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft diz ter prejuízo com produção do Xbox, mas o console ainda assim gera lucro

06 de maio de 2021 10

A disputa acirrada entre a Epic e Apple sobre os lucros do popular Fortnite está dando o que falar. E indo mais além, está envolvendo outras empresas gigantes de tecnologia.

Como parte do julgamento, a chefe de desenvolvimento de negócios do Xbox, Lori Wright, admitiu em corte que a Microsoft — que, aliás, apresentou um crescimento de 44% em ganhos no primeiro trimestre de 2021 — não tem lucros em cima das vendas dos consoles Xbox sozinhos, muito pelo contrário: a produção do hardware do console significa prejuízo para a empresa.

Mas isso não quer dizer de forma alguma que a companhia não faça — muito — dinheiro a partir dos Xbox One e Series X|S.

Tipicamente, a Microsoft e a Sony — com o PlayStation 4, PS5 e afins — subsidiam hardwares no começo do ciclo de vida das novas gerações de consoles e, com o passar do tempo, os custos dos componentes utilizados nos modelos tendem a diminuir. É uma espécie de investimento, como explica um porta-voz da Microsoft em entrevista à The Verge:

O mercado de jogos é lucrativo e com alto crescimento para a Microsoft. O modelo de negócios dos consoles é tradicionalmente um subsídio para hardwares. As empresas vendem consoles com prejuízo para atraírem consumidores. Os lucros são gerados em venda de jogos e assinaturas de serviços online.

Pois é, isso explica a dinâmica de funcionamento da empresa com a implementação do Xbox Game Pass, bem como o Xbox Game Streaming. Além, é claro, dos mecanismos de atração de mais desenvolvedores para a plataforma do console, diminuindo a porcentagem dos ganhos em cima dos jogos feitos para PCs e, provavelmente, dos desenvolvidos para o Xbox também.


Esse modelo de negócios é bastante similar com o aplicado pela Sony, com o PS Plus. A exceção é a Nintendo. Nos documentos apresentados pela Microsoft para o julgamento do caso Epic x Apple no tribunal, o hardware dos consoles é prejuízo para a própria empresa e também para a Sony, mas é lucro para a fabricante do popular Switch.

A Microsoft está bastante aliada à Epic no processo contra a Apple. A desenvolvedora de jogos quer que a gigante de Cupertino diminua a porcentagem de 30% de ganhos sobre o Fortnite, mas a Apple argumenta que o corte na receita deve ser mantido, uma vez que a Microsoft e a Sony têm o mesmo corte.

O que você acha desse modelo de negócios? Qual sua opinião sobre a disputa de ganhos das companhias de tecnologia? Conte nos comentários!


10

Comentários

Microsoft diz ter prejuízo com produção do Xbox, mas o console ainda assim gera lucro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2