LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SpeedTest divulga relatório de desempenho da internet brasileira durante o 2º trimestre; Claro e Vivo lideram

15 de julho de 2021 10

O SpeedTest divulgou recentemente os resultados referentes a performance da Claro, Vivo, Tim e Oi como provedores de internet dos brasileiros, indicando quais disponibilizam melhores velocidades e estabilidade geral durante o uso, fatores que são levados em consideração antes de contratar esse tipo de serviço.

O relatório do segundo trimestre deste ano revela que a Claro foi a empresa que apresentou melhores resultados quanto a internet móvel, principalmente no 4G, enquanto a Vivo se deu melhor como provedora banda larga.

Internet móvel

Os dados indicam que a velocidade média da internet móvel no Brasil foi de 32,73 Mbps de download e 10,80 Mbps de upload, além de uma latência de 37ms, valores que são satisfatórios para a navegação e uso de redes sociais.

O relatório do segundo trimestre indicou que a Claro foi a operadora que apresentou uma melhor velocidade dentre as demais, seguida pela Vivo, Tim e Oi, respectivamente.

Operadoras de internet móvel mais rápidas. (Foto: Reprodução/SpeedTest).

A pesquisa apontou que a Tim foi a operadora que apresentou uma menor latência na conexão, sendo de apenas 35ms, seguida pela Vivo e Claro, ambas empatadas com 36ms, e por último a Oi, com um atraso médio de 47ms, valor bem alto se comparado com as demais companhias.

1. Tim — 35ms

2. Vivo — 36ms

3. Claro — 36ms

4. Vivo — 47ms

O SpeedTest analisou a consistência no desempenho das operadoras, indicando que novamente a Claro foi a operadora que teve um melhor resultando, obtendo 87,8% de Consistency Score, seguida pela Tim com 85,1%, Vivo com 83,7% e Oi, novamente em última posição 76,8%.

A cidade de Brasília-DF foi a que teve uma melhor velocidade de internet móvel, apresentando uma média de 43,74 Mbps de download, 13,59 Mbps de upload e latência de apenas 29ms. Curitiba e Rio de Janeiro ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.

Internet banda larga

No caso da internet banda larga o cenário é um pouco diferente, sendo liderado pela Vivo como provedor mais rápido e também que apresenta menor latência. A média geral da velocidade foi de 100,44 Mbps de download, 57,86 Mbps de upload e latência de 13ms, valores superiores aos obtidos no último relatório trimestral.

Provedores mais rápidos no terceiro trimestre. (Foto: Reprodução/SpeedTest)

Durante o terceiro trimestre a empresa também se manteve líder quanto a menor taxa de latência, superando a Claro e Oi. Embora a diferença pareça pequena, o tempo de atraso entre a troca de dados é notado principalmente durante jogos.

1. Vivo — 14ms

2. Claro — 19ms

3. Oi — 21ms

A cidade que apresentou melhores resultados da internet banda larga foi Goiânia, no estado de Goiás, que teve uma média geral de 130,15 Mbps de download, 76,98 Mbps de upload e latência de 12ms. Brasília e Belo Horizonte ocupam o segundo e terceiro lugar.

A Claro foi identificada como a mais estável, com 77,6% de consistência nas velocidades, superando a Vivo, que apresentou 76,5%, uma diferença bastante sutil.

O que você achou dessa pesquisa? Sua internet é de qual operadora? Conta pra gente, comente!


10

Comentários

SpeedTest divulga relatório de desempenho da internet brasileira durante o 2º trimestre; Claro e Vivo lideram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista