
Google 14 Set
20 de agosto de 2021 2
O Google pagou fabricantes do universo Android para que elas não instalassem lojas de terceiros em seus smartphones. A informação foi revelada por meio de documentos vazados no processo que a Epic Games move contra a gigante das buscas.
Conhecido como "Premier Device Program", esse "clube" montado pela companhia pagava cerca de 12% da receita de pesquisa do Google para essas empresas. Ou seja, bem acima dos 8% que a gigante de Mountain View reservava para as demais fabricantes.
O Google ainda deu uma "mãozinha" para Motorola e LG, uma vez que a empresa forneceu comissão de 3% a 6% do valor gasto pelos usuários de seus aparelhos na Play Store.
Google 14 Set
Economia e mercado 30 Set
Comentando o assunto, a Epic Games disse que o programa era oculto porque o Google sabe que o clube das fabricantes é um comportamento anticompetitivo. Além disso, os executivos da desenvolvedora ainda classificaram a gigante das buscas como tão monopolista quanto a Apple.
Representantes da Epic Games comentaram que Google e Apple chegaram a se reunir para trabalhar "como se fossem uma só empresa". A intenção era combater desenvolvedores menores que buscam reduzir as comissões nas lojas de aplicativos.
Por enquanto, o processo segue sem data final para julgamento. Mesmo assim, os documentos também mostram que o Google tentou comprar a própria Epic Games.
O Google pensou em assumir o controle da desenvolvedora, mas de forma indireta. Para isso, a companhia tentou uma reaproximação com a Tencent, que tem ações minoritárias. A ideia era usar a chinesa para comprar a totalidade da Epic ou assumir a posição de sócio majoritário.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários