LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Às vésperas do leilão, apenas 7 capitais do Brasil estão preparadas para receber o 5G, diz pesquisa

03 de novembro de 2021 11

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou o leilão do 5G para amanhã, quinta-feira (4), e um novo levantamento divulgado hoje apontou que apenas 7 das 27 capitais brasileiras estão totalmente preparadas para receber a nova tecnologia.

Os dados são da Conexis Brasil Digital, uma entidade que reúne as principais operadoras que atuam no país. Por esses indicadores, as capitais mais preparadas para o 5G são as seguintes:

  • Boa Vista (RR);
  • Brasília (DF);
  • Curitiba (PR);
  • Fortaleza (CE);
  • Palmas (TO);
  • Porto Alegre (RS);
  • Porto Velho (RO).

A licitação prevê que as empresas comecem a oferecer o 5G até 31 de julho de 2022, mas o cumprimento desse compromisso e a qualidade do serviço dependem, também, dos próprios municípios, explicam as teles.

A avaliação do Conexis usa como referência a lei municipal de antenas de cada capital e o grau de aderência aos dispositivos da legislação federal sobre o tema, a Lei Geral de Antenas (LGA), de 2015.


Outro critério usado pela entidade é o processo de liberação de antenas em cada municípios e o tempo de análise e liberação após o pedido das companhias. A necessidade de antenas para o 5G é bem maior do que para frequências como o 2G, 3G e 4G.

Embora a competência sobre a instalação de antenas seja da União, muitos municípios avançam sobre o tema ao impor restrições a esse tipo de equipamento por meio de leis sobre uso e ocupação do solo, provocando uma queda na qualidade dos serviços.


“Quanto mais adaptada a lei municipal à LGA e quanto mais célere o processo de avaliação dos pedidos de licença, mais rápido o 5G vai estar disponível para o município e para o consumidor”, afirmou o presidente do Conexis, Marcos Ferrari.

Outras quatro capitais estão em fase de adaptação para a nova legislação. São elas: Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda segundo Marcos Ferrari, esses municípios estão em diálogo com as operadoras para flexibilizações na legislação.

E você, está ansioso(a) para o 5G no Brasil? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


11

Comentários

Às vésperas do leilão, apenas 7 capitais do Brasil estão preparadas para receber o 5G, diz pesquisa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista