
Economia e mercado 29 Out
12 de novembro de 2021 0
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, alcançou mais uma marca importante. Utilizado por 40 milhões de brasileiros, o método já é aceito por mais da metade do e-commerce nacional, segundo um levantamento da consultoria Gmattos.
As regras do PIX para instituições financeiras foram atualizadas recentemente e o sistema passou a contar com um limite noturno para transferências. O aumento de utilização desse método no e-commerce é fruto do início da 3ª fase do Open Banking, além das facilidades propostas para pagamentos online com o sistema.
O estudo feito pela Gmattos aponta que das 59 lojas participantes — que juntas representam 85% do setor de comércio eletrônico do país—, 50,8% já aceitavam PIX em setembro. Em comparação com julho, houve uma adesão de 40,7% à modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central.
Além do salto em aceitação, a pesquisa identificou outra tendência: as lojas têm oferecido promoções para quem efetua pagamentos via PIX, o que também serviu como incentivo para os consumidores adotarem a modalidade.
Entre as empresas participantes estão grandes varejistas como Americanas, Magalu, Amazon, Carrefour, Mercado Livre, iFood, Renner, Netshoes, Uber, Sephora e Submarino. Com um crescimento geral de 10,1% de julho a setembro, o PIX passa a ocupar a terceira posição entre as formas de pagamento mais relevantes no setor de e-commerce.
O segundo método mais utilizado é o boleto bancário, que possui adoção de 83% entre os lojistas. O cartão de crédito fica em primeiro lugar, com aceitação total de 98,3%. A expectativa, porém, é que o PIX cresça ainda mais e possivelmente feche 2021 no mesmo patamar do boleto.
Você já utilizou o PIX para compras online? Conte como foi sua experiência nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários