
Economia e mercado 08 Dez
17 de dezembro de 2021 64
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza desde 2008 o acompanhamento mensal e anual referente às solicitações de portabilidade realizada pelos usuários dos serviços de telefonia fixa e móvel ofertados no Brasil, analisando quais empresas perderam ou ganharam mais clientes no decorrer dos últimos anos.
Conforme aponta os dados disponibilizados pela estatal, nos últimos doze meses a TIM foi a operadora que mais cedeu clientes para concorrentes na divisão fixa e móvel, saída que coloca a empresa na primeira colocação no ranking e supera concorrentes como Oi, Claro e Vivo.
O relatório referente aos últimos doze meses revela que a TIM foi a operadora que mais perdeu clientes se comparado com as empresas concorrentes, registrando uma saída de 1,9 milhão de consumidores e superando a Vivo e Oi, que durante o mesmo período perderam 1,6 e 1,4 mi de números telefônicos, respectivamente.
Os dados divulgados pelo órgão regulador também consideram a quantidade de clientes absorvidos pelos 'provedores receptores', nome dado as empresas que recebem os números transferidos. Nesse âmbito o cenário é um pouco diferente: Claro lidera e TIM aparece na terceira colocação.
Neste ano a Claro recebeu mais de 2,9 milhão de novos clientes, seguida pela Vivo com 1,9 mi e TIM com 1,1 mi, números brutos que analisam de forma geral o desempenho obtido quanto a portabilidade de usuários do segmento de internet móvel no entre janeiro e dezembro de 2021.
Na telefonia fixa o ranking é um pouco diferente devido à predominância de companhias de telecom como a Vivo, Claro e Oi, que juntas detêm uma fatia considerável desse mercado. Novamente citando a perda de clientes, nessa divisão quem lidera é a Vivo com uma perda de 392,1 mil consumidores, seguida pela Oi com 389,6 mil e Claro com 277,5 mil.
Quanto a quem absorveu mais clientes de telefonia fixa há um dado curioso: a Algar ocupa a terceira colocação com a chegada de 187,2 mil novos usuários, sendo superada apenas pela Vivo e Claro com 194,3 e 379,5 mi, respectivamente.
Se considerarmos o saldo líquido das operadoras, isto é, a quantidade de clientes perdidos subtraindo a quantidade de absorções nos últimos doze meses, teremos um cenário bastante ímpar e pode estar relacionado com alguns acontecimentos no mercado de telecomunicações nos últimos dois anos.
Nesse cenário a operadora que apresenta maior migração de clientes é a Oi Móvel que registra um total de 1,01 milhões e supera a TIM com uma perda de 826 mil usuários neste ano. É interessante mencionar que a Oi Móvel foi vendida por R$ 16,5 bilhões para a Claro, TIM e Vivo em dezembro de 2020 e aguarda autorização do CADE.
A Oi também lidera na quantidade de clientes perdidos no setor de telefonia fixa, registrando um saldo líquido negativo 239,9 mil contra 197,7 mil da Vivo. Quanto as reclamações, a Oi lidera o ranking registrando um total de 2.926 denúncias na Anatel e supera a Vivo e TIM.
Você fez portabilidade do seu número este ano? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários