
Economia e mercado 29 Dez
31 de dezembro de 2021 15
Este ano não foi tão lucrativo para a Huawei quanto o anterior, visto que a fabricante chinesa sofre com dificuldades comerciais impostas pela escassez de semicondutores e restrições por parte dos Estados Unidos, que temendo problemas de segurança nacional proibiu as empresas estadunidenses de se relacionarem com a fabricante.
Essas sanções podem ter contribuído para que a gigante registrasse uma queda de 29% em seus lucros se contraposto com o ano fiscal anterior, número que resulta em uma perda de 634 bilhões de yuans (~ US$ 99,5 bi) para a empresa em apenas doze meses.
Conforme afirmou a Huawei, a divisão de smartphones foi a mais prejudicada no último ano, enquanto o setor de telecomunicações se manteve estável e não registrou tantas perdas quanto o esperado, fator que contribuiu para que a companhia não registrasse uma queda ainda maior em sua receita anual.
Apesar do prejuízo especialmente no setor mobile, a Huawei lidera o mercado de telefones 5G na China com 30,7% do total, superando concorrentes como vivo (16,1%) e OPPO (14,6%), que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. O relatório detalhado deve ser divulgado apenas em março de 2022.
De acordo com Guo Ping, executivo sênior da Huawei, para os próximos anos a fabricante deve aumentar seus investimentos no mercado automotivo, especialmente nos modelos elétricos e voltados à sustentabilidade.
Em setembro deste ano a empresa anunciou uma aplicação de US$ 1 bilhão no setor de pesquisa de veículos elétricos, mas é esperado ainda mais incentivos nessa categoria.
Acredita que a Huawei conseguirá superar os desafios? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários