
Economia e mercado 29 Dez
16 de fevereiro de 2022 8
O PIX, método de pagamento instantâneo do Banco Central, comemorou seu aniversário de um ano em novembro de 2021 em meio a polêmicas de segurança. Os problemas com criminalidade, no entanto, não o impediram de registrar um enorme crescimento em popularidade. Aliás, essa forma de pagamento digital deve se tornar a mais comum entre a população em um intervalo de dez anos.
Em dezembro do ano passado, o PIX já era utilizado por mais de 70% da população com frequência. De acordo com a pesquisa Carat Insights – Futuro dos Meios de Pagamento, encomendada pela Fiserv para o Instituto Locomotiva e divulgada pelo Olhar Digital, o método de pagamento deve atingir 91% do público consumidor na próxima década.
O estudo ouviu 1,5 mil brasileiros maiores de 18 anos com acesso à internet entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro de 2021. Os resultados mostram que o pagamento digital realmente veio para ficar, como aponta Roberto Moron, vice-presidente de Inovação para América Latina da Fiserv:
O sucesso do PIX confirma a crescente inserção dos brasileiros no mundo da economia digital e aponta o potencial de crescimento que ainda existe no setor. E a criação de novos produtos como o Pix Saque, Pix Troco e Pix Cobrança; além dos próximos lançamentos previstos pelo Banco Central como Pix Internacional e Pix offline deverão impulsionar este avanço.
As carteiras digitais devem ficar logo atrás do PIX em popularidade, garantindo 82% de adesão, enquanto a leitura de QR Code figura em terceiro lugar, com 81%. O crescimento destes novos pagamentos digitais está ligado à queda dos métodos antigos.
O cheque, por exemplo, deve acabar sumindo de acordo com a opinião de 60% dos entrevistados. Até mesmo as transferências digitais anteriores ao PIX (TED e DOC) estão caindo significativamente em popularidade: 27% da população apostam que elas serão extintas.
Além disso, um em cada cinco brasileiros acredita que o dinheiro em espécie deve desaparecer na próxima década. A maioria ainda acredita que isso é improvável, mas 57% aposta que o papel será, no mínimo, o meio de pagamento menos comum.
A pesquisa mostrou ainda que 25% dos brasileiros não veem mais agências bancárias e casas lotéricas funcionando para receber pagamentos presenciais. Por outro lado, os pagamentos via WhatsApp, Facebook e criptomoedas não devem conseguir alavancar tão rápido.
Quais métodos de pagamento você utiliza atualmente? Fale sua perspectiva sobre o futuro dos pagamentos brasileiros nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários