LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD e Intel podem suspender fornecimento de processadores à Rússia, afirma reportagem

27 de fevereiro de 2022 7

A AMD e a Intel, duas das maiores fabricantes de hardware do mundo, irão suspender o fornecimento de processadores à Rússia em resposta à invasão do exército na Ucrânia, segundo as informações do RBC publicadas neste domingo (27).

Fontes da mídia de Moscou afirmam que as empresas “comunicaram verbalmente às fabricantes russas” sobre a suspensão do envio de processadores, e que a sanção ocorrerá a partir da próxima quinta-feira, dia 3 de março, causando um potencial de agravamento na crise de semicondutores e aumento de preços.

(Imagem: Intel)

O RBC divulga que as fábricas chinesas parceiras também estão recebendo notificações das sedes da AMD e Intel, que aparentemente interromperam o fornecimento com prontidão. Tais detalhes foram confirmados por um representante da Associação de Desenvolvedores e Fabricantes de Produtos Eletrônicos da Rússia (ARPE).

De acordo com um porta-voz da Intel na Rússia, a empresa está monitorando a situação para garantir que esteja em conformidade com as regras de controle de exportação recentemente apresentadas por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Cabe ressaltar que tais sanções incluem softwares, semicondutores e outros produtos de proveniência norte-americana.

A AMD, por sua vez, não comenta publicamente sobre o assunto.

As restrições das autoridades impõem que todas as companhias norte-americanas terão que obter uma licença para exportar produtos controlados pelo Bureau of Industry and Security (BIS) — esses incluem eletrônicos e matéria-prima para a indústria aeroespacial. A aprovação, conforme nota o RBC, devem ocorrer somente em casos excepcionais.

Vale salientar também que os processadores restringidos não afetarão a indústria de eletrônicos para consumidores finais. Em vez disso, as empresas deixarão de fornecer o hardware utilizado no setor industrial e governamental da Rússia.

Moscou possui um crescente ecossistema de soluções fabricadas nacionalmente, como o MCST Elbrus-8C, um processador dedicado a servidores, mas diversos críticos afirmam que seu desempenho e eficiência estão muito abaixo das especificações oferecidas pelo Intel Xeon de 2ª geração (codinome “Cascade Lake”).

A RBC ressalta que a indústria russa ainda poderá buscar soluções alternativas, como adquirir processadores importados através de empresas chinesas. A Rússia e a China possuem uma “forte aliança estratégica”, segundo o Windows Central, mas uma possível inflação de preços estimada em 30% ainda seria uma desvantagem para o país.


7

Comentários

AMD e Intel podem suspender fornecimento de processadores à Rússia, afirma reportagem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista