
Feiras e eventos 28 Fev
06 de março de 2022 27
O POCO X4 Pro 5G é a nova aposta da fabricante chinesa no mercado de smartphones intermediários com conexão 5G. Ele foi apresentado ao mundo durante a MWC 2022 e chama a atenção por ter um conjunto que carrega o peso de uma câmera de 108 MP.
Além disso, também temos tela AMOLED, algo inédito na sua linha, e processador Snapdragon 695 equipado para a rede de quinta geração.
Esse conjunto consegue ser o ideal para quem tem orçamento apertado? É isso que vamos descobrir neste hands-on feito em parceria com o HDblog.
Sem mais delongas, role a página para baixo!
O novo POCO X4 Pro 5G carrega aquela marca visual típica da chinesa. Por isso, temos aqui design altamente chamativo com um grande módulo ocupando o topo da parte traseira.
A construção do smartphone é em policarbonato, mas há laterais achatadas com acabamento que imita o alumínio, enquanto que na parte traseira há vidro.
Em uma das laterais, o usuário deve encontrar os tradicionais botões de volume, além do sensor de digitais integrado ao de energia. Na parte inferior, temos saída de áudio, porta USB-C, gaveta de chip e microfone.
Por outro lado, a superior tem uma grade de alto-falante (fake) e a tradicional porta P2 para fones de ouvido com fio.
Esse é o primeiro smartphone de sua linha a contar com painel AMOLED e a POCO se orgulha disso. A tela tem 6,67 polegadas, suporta conteúdo com taxa de atualização fixa em 120 Hz e traz ainda resolução FHD+.
O display também tem um pequeno furo para acomodar a câmera frontal, sendo que o seu brilho pode chegar a 1200 nits em ambientes externos, algo bom para um dia ensolarado.
Sob o capô, o POCO X4 Pro 5G tem processador Qualcomm Snapdragon 695, sendo que ele trabalha em conjunto com 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. Caso necessário, também é possível expandir a memória usando cartão MicroSD.
O usuário também pode contar com NFC e bateria de 5.000 mAh de capacidade. Ela tem suporte para carregamento rápido de 67W e a fabricante promete que o POCO X4 Pro 5G pode ir de zero a 100% em apenas 41 minutos de tomada.
Anunciado com Android 11, o POCO X4 Pro 5G tem a MIUI 13 for POCO, que é basicamente a mesma MIUI que está presente nos demais smartphones da Xiaomi ou Redmi.
A empresa promete que em breve o smartphone receberá o Android 12, sendo que atualmente a interface entrega uma experiência problemática no gerenciamento de RAM. Isso porque o software costuma matar muitos aplicativos em segundo plano.
Já para quem não gosta de bloatwares, a MIUI 13 traz vários deles e ainda insere anúncios em alguns aplicativos da própria fabricante. Contudo, para a alegria de muitos, é possível desativar esse tipo de conteúdo nas configurações.
O POCO X4 Pro 5G tem câmera principal de 108 MP e isso fica evidente até mesmo ao olhar o smartphone, uma vez que esse detalhe está gravado na traseira dele. Em linhas gerais, temos boas fotos em ambientes bem iluminados e o software consegue compensar possíveis problemas de cores.
Contudo, as imagens podem perder detalhes e ter a cor afetada em ambientes com pouca iluminação ou em fotos noturnas. O HDR e o modo noturno podem tentar compensar ajustando o cenário, mas a tendência é que o resultado entregue seja de fotos superexpostas.
O recurso de Inteligência artificial consegue reduzir alguns deslizes do sensor na captura das cores e até mesmo equilibrar as fotos tiradas com a câmera principal ou com os demais sensores.
O POCO X4 Pro 5G também tem uma lente grande-angular de 8 MP que consegue fazer um bom trabalho em ambientes com iluminação adequada e entrega fotos aceitáveis. Mas você pode acabar notando alguns ruídos nas cores.
Por outro lado, a câmera macro de 2 MP consegue capturar pequenos detalhes, mas o usuário precisa ter um pouco de paciência com o foco. Isso sem falar que a baixa resolução se torna um limitador para esses registros.
Para quem gosta de tirar selfies, a lente de 16 MP frontal consegue bons resultados e o usuário só precisa tomar cuidado com o excesso de suavização da pele aplicado pelo software. Claro que isso pode ser desabilitado.
Por fim, o POCO X4 Pro 5G tem um grande problema: ele só grava vídeos na resolução 1080p com 30 fps. O mínimo esperado era 60 fps, mas tudo indica que isso pode ser uma limitação imposta pelo uso de um processador intermediário/básico com um sensor de 108 MP.
Isso fica ainda mais evidente na demora no processamento de algumas fotos ou vídeos.
Vendido oficialmente na Europa, mas sem previsão de chegar ao mercado brasileiro, o POCO X4 Pro 5G é uma boa opção para quem tem orçamento apertado e não liga muito para os gargalos citados.
O smartphone tem pontos positivos como a tela AMOLED, o som estéreo, a conexão 5G e até mesmo uma construção de boa qualidade. Claro que o design é algo que é subjetivo e os usuários que "torcem o nariz" para o POCO X4 Pro 5G podem pegar o Redmi Note 11 Pro 5G.
Isso porque ambos compartilham as mesmas especificações, sendo que a mudança mais relevante está justamente no design e no preço. E por falar nele, o POCO X4 Pro 5G está sendo vendido por 299 euros, algo em torno de R$ 1.700 em conversão direta e sem considerar impostos brasileiros.
O consumidor ainda pode encontrar o aparelho com preço ainda mais atrativo em varejistas chinesas e isso deve tornar o POCO X4 Pro 5G uma opção a se considerar.
O que achou do novo POCO X4 Pro 5G? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários