
Economia e mercado 04 Abr
24 de março de 2022 0
O Senado aprovou nesta terça-feira, 24, o Projeto de Lei da Câmara 141, de 2015, que propõe a isenção de impostos e de contribuições na importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo das profissões de fotógrafo e cinegrafista em caso de falta de equipamento similar no país.
A liberação contempla o Imposto de Importação, PIS/PASEP e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que no final de fevereiro foi reduzido em 25% para celulares, TVs, eletrodomésticos e carros. A medida é de autoria do deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) e estabelece alguns requisitos para que a isenção seja autorizada.
Economia e mercado 04 Abr
Economia e mercado 22 Mar
Conforme explicou o senador e relator do PLC, Esperidião Amin (PP-SC), o alto custo de equipamentos fotográficos e desenvolvimento acelerado de novas tecnologias pode prejudicar o exercício da profissão quando não há disponibilidade de produto similar no mercado brasileiro, situação em que é preciso recorrer à importação.
A aquisição está limitada ao valor máximo de R$ 50 mil e o requerente deve cumprir alguns requisitos para que o benefício de isenção fiscal seja concedido, devendo apresentar às autoridades uma declaração que sobre a falta do equipamento no Brasil e documentos que comprovem o exercício da profissão.
De acordo com o texto, a isenção é válida apenas para pessoa física (CPF) e não pode ser solicitada em nome de pessoa jurídica, emenda que foi apresentada pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES), mas que não foi aprovada pelo relator.
O PLC 121/2015 segue para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que pode sancionar, vetar por completo ou parcialmente a proposta.
Está acompanhando a tramitação desse projeto no Senado? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários