LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mercado de celulares pode encolher e marcas chinesas serão as mais afetadas em 2022, diz SMIC

19 de maio de 2022 2

A SMIC, companhia chinesa de fundição de semicondutores, publicou nesta quinta-feira (19) seu relatório de lucros do último ano fiscal e, apesar de ostentar bons resultados com crescimento de receita de 175,5% em 2021, a fabricante indicou que o mercado global de celulares pode encolher em 2022, com perda de 200 milhões de vendas.

Haijun Zhao, um dos diretores executivos da SMIC, afirma que o segmento ainda é impactado por fatores que trouxeram instabilidades à indústria. A pandemia de coronavírus é responsável por causar paralizações em fornecedoras da Apple devido à nova onda casos na Ásia, ocasionando também escassez de chips de rede e gerenciamento de energia.

SMIC é a quinta maior empresa de fundição do mundo (Imagem: Reprodução)

Outro fator negativo para é a guerra na Ucrânia. De acordo com Zhao, as vendas em diversas regiões foram totalmente prejudicadas. A Samsung, por exemplo, foi uma das empresas que tomou a iniciativa de interromper o envio de celulares para a Rússia. Serviços e outros produtos também fizeram parte das sanções.

"Muitas fabricantes de PCs, celulares e eletrodomésticos tiveram exposição na Rússia e na Ucrânia, e suas receitas ‘se foram’. As vendas no mercado chinês também caíram devido à situação da Covid-19 no mercado interno", disse Zhao.

O CEO acrescenta que as marcas chinesas serão as mais afetadas pela redução de vendas. “Pelo menos 200 milhões de unidades de smartphone irão desaparecer repentinamente neste ano, e a maioria deles partem de nossas fabricantes [da China]”.

A China está passando por uma nova fase de lockdowns, incluindo em Xangai, onde estão as instalações mais importantes da SMIC. O impacto das medidas restritivas pode ainda ter efeito após o segundo trimestre de 2022, segundo Zhao, prevendo também que sua margem bruta no período irá cair entre 37% e 39% devido à Covid-19.

Em abril, noticiamos que o mercado global de smartphones registrou queda de 11% em função da baixa demanda. Dados da Canalys expõem que a Apple e Samsung foram as únicas fabricantes que cresceram em meio ao cenário desfavorável, enquanto Xiaomi, OPPO e vivo observaram ligeiras quedas percentuais.

Veja mais!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 02:22)

2

Comentários

Mercado de celulares pode encolher e marcas chinesas serão as mais afetadas em 2022, diz SMIC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista