
Economia e mercado 04 Abr
20 de maio de 2022 130
Enquanto o Ministério da Economia estuda uma Medida Provisória e o público coleta assinaturas contra a iniciativa de taxar todas as importações feitas por pessoas físicas, o ministro Paulo Guedes defendeu a taxação.
De acordo com Guedes, a cobrança de impostos precisa ser feita porque varejistas como AliExpress, Shein e Shopee funcionam como "camelódromo" virtual.
Em sua fala, o ministro cita como exemplo "a fraude" que alguns vendedores internacionais fazem ao declarar seus produtos com preços abaixo dos US$ 50 para que eles fiquem na faixa de isenção.
Nós queremos que a regra do jogo seja pelo menos igual pra todo mundo. Não pode um cara que está, claramente, fazendo fraude, que entra sem imposto, sem nada (…) É uma fraude porque ele falsifica o valor do bem (…).
Economia e mercado 04 Abr
Economia e mercado 18 Mar
Guedes também afirma que há concorrência desleal com varejistas brasileiros e isso precisa ser corrigido.
O cara quer fazer comércio livre, passar por baixo da Receita Federal, atravessa a aduana, não paga encargo trabalhista, não tem salário-mínimo (…).
Questionado sobre quando a nova MP que taxa todos os produtos será publicada, Guedes não deu previsão para que isso aconteça. A expectativa era de que ela fosse implementada até o fim de abril, mas até agora o governo tem segurado o texto.
De toda forma, mesmo que as novas regras entrem em vigor em breve, os consumidores brasileiros deverão ter um período de transição que pode durar ao menos 90 dias.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários