
Economia e mercado 08 Jun
Agora já com o primeiro trimestre de 2022 finalizado, dados do IDC apontam um crescimento de 6% no faturamento na venda de smartphones na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, porém, com 10,4 milhões de unidades vendidas, a cifra total caiu 6% em relação ao ano passado, quando passou das 11 milhões de unidades.
Em paralelo, o mercado de notebooks cresceu com 1,5 milhão de vendas nos primeiros três meses deste ano, 4% a mais que no ano passado. Destaque ainda para os desktops, que cresceram cerca de 15%, chegando 451 mil unidades. Os tablets seguem a tendência de queda, recuando em 31%, para um total de 714 mil unidades.
Na análise do cenário geral, o faturamento da indústria eletroeletrônica caiu 4% em relação a 2021. Mas até o fim de 2022, as projeções otimistas prevêm um aumento total de 2% no faturamente, que deve passar dos R$ 230 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, a Abinee.
Vale calcular ainda os resultados desse faturamento em relação à inflação —o que traz resultados menos animadores. Segundo a Abinee, o crescimento de 6% de faturamento nominal vê uma queda real de 4%, considernaod que o Índice de Preços ao Produtor (IPP) do setor eletroeletrônico, calculado pelo IBGE, atingiu 10% no período.
Ressalvas ainda ao mercado de tablets, que no ano passado tinha crescido 52% devido a encomendas do governo para projetos de educação. Desse ponto de vista, a queda razoável pode ser vista com menos gravidade, considerando a situação excepcional do perído no ano anterior.
De qualquer forma, é natural então que o faturamento acabe somando um valor maior já que mesmo equipamentos de entrada recebem cada vez mais recursos e vão ficando mais caros — seja na seara dos smartphones, notebooks e tablets.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários