LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Tizen OS é licenciado e vai ser o sistema de Smart TVs de outras marcas

10 de outubro de 2022 13

Atualização (10/10/2022) - HA

Depois de rumores sugerirem que o Tizen OS expandiria as fronteiras da Samsung, com a assinatura de uma parceria entre a sul-coreana e outras marcas de Smart TVs, a empresa agora anunciou publicamente que o sistema vai mesmo estar em alguns lançamentos de marcas como Bauhn, Linsar, Sunny e Vispera em um futuro próximo.

Essas TVs a rodar o Tizen OS estarão disponíveis na Austrália, Itália, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Turquia a partir deste ano. A Samsung anunciou pela primeira vez seus planos de licenciar o Tizen OS para outras marcas de TV durante a Samsung Developers Conference em 2021 e agora, os primeiros frutos desse plano se tornaram realidade.


O sistema oferecerá às empresas parceiras não apenas o sistema operacional de código aberto, mas também acesso a todos os aplicativos populares de streaming de música e vídeo, ferramentas de descoberta de conteúdo, recursos inteligentes, além da interface de usuário moderna já conhecida dos usuários. Naturalmente, o pacote inclui ainda aplicações como o Bixby, Samsung TV Plus e Guia Universal.

“O ano de 2022 foi memorável para o Tizen OS, pois comemoramos seu 10º aniversário e as primeiras TVs inteligentes com Tizen disponíveis de outras marcas”, disse Yongjae Kim, vice-presidente executivo do Visual Display Business da Samsung Electronics.

Já com planos de expandir o licenciamento, a Samsung, diga-se, está seguindo os passos das concorrentes — o webOS da LG também já foi aberto para outras marcas, além de sistemas como o Fire TV da Amazon, o Android TV do Google e o Roku OS terem sua fatia desse mercado garantida.

Texto original (26/9/2022)

A Samsung assinou um acordo com três fabricantes de Smart TVs interessados ​​em adotar o sistema operacional Tizen OS em seus próprios modelos de televisores lançados. Com isso, a plataforma vai equipar dispositivos de outras marcas em breve.

As três marcas de TV que vão usar o Tizen OS da Samsung são Akai, Bauhn e Linsar. Espera-se que essas empresas lancem seus televisores com a plataforma da companhia sul-coreana na Austrália, Nova Zelândia, França, Itália, Espanha e Reino Unido.


O Tizen OS foi de uso exclusivo da Samsung desde sua criação, em 2015, e a plataforma é apontada como um dos principais ingredientes para o sucesso da fabricante sul-coreana no mercado de TVs inteligentes.

Contudo, em 2021, a Samsung anunciou o Tizen TV Platform Licensing, um programa de licenciamento que possibilita a outras marcas de televisores usarem a plataforma em seus produtos mediante um pagamento por isso.

Alguns especialistas não veem essa iniciativa da Samsung como positiva para ela mesma, tendo em vista que o Tizen TV Platform Licensing pode dar um gás extra para as fabricantes concorrentes que buscam ganhar mais mercado.

No entanto, é bom observar se os outros fabricantes de smart TVs com acesso ao Tizen OS vão ter a capacidade de capitalizar as vantagens do sistema assim como a Samsung. Por fim, é esperado que a plataforma aumente a sua participação nos próximos anos.

E você, gosta do Tizen? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

Veja também


13

Comentários

Samsung Tizen OS é licenciado e vai ser o sistema de Smart TVs de outras marcas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista