LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Curitiba testa radar que poderá multar veículos muito barulhentos

03 de outubro de 2022 8

Um tipo de radar especial que foi usado na França acaba de entrar em uma fase de testes no Brasil — especificamente em Curitiba, a capital paranaense — que busca combater o barulho excessivo de veículos nas vias urbanas. O sistema da empresa de gestão e fiscalização de trânsito Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito), além de medir a velocidade, traz uma tecnologia capaz de detectar ruídos e capturar amostrar de som emitidas pelo escapamento dos automóveis.

A iniciativa para trazer algo do gênero foi da própria população da capital, que considera que um barulho excessivo nas ruas, segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, em nota.


A proposta é, a partir desses dados, identificar os veículos mais barulhentos e os horários que mais rodam na cidade para reforçar a fiscalização. Se o objetivo último pode ser o de gerar um novo tipo de multa, por ora, esses testes não terão qualquer validade nesse sentido.

Antes, será preciso conseguir autorização de entidades como o Instituto Nacional de Metrologia e o Inmetro (Qualidade e Tecnologia) para que a novidade seja utilizada para punir os motoristas.

Desde 2016, uma resolução aprovada pelo Conatran, o Conselho Nacional de Trânsito, prevê a autuação de quem estiver com som alto pelo lado exterior do veículo. A infração é considerada grave, marcando cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

“Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação”, diz o texto da Resolução n.º 624.


8

Comentários

Curitiba testa radar que poderá multar veículos muito barulhentos
  • Coitadinhos dos mal "equipados" pela natureza, como irão compensar sua frustração agora? kkkkkkkk

      • Servirá para coletar dados e convencer os legisladores que existe uma mina de ouro a ser explorada em termos de multas. A gestão de trânsito de Curitiba escolheu ruas com velocidades máximas de 30, 40, 50 e 60 Km/h, e não pense que se estiver numa longa avenida de 4 pistas significa 60km/h, portanto a todo momento você tem que ficar olhando as placas para saber se está na velocidade permitida naquele trecho. Tudo relativamente bem sinalizado, mas te obriga a olhar mais para as placas do que para a pista, pedestres e outros carros. É tão grande o medo de ser multado por não ver que a velocidade permitida mudou de 60 para 50, ou de 50 para 40, ou de 60 para 30, etc. que todo mundo anda bem abaixo da velocidade permitida, e o resultado é que nosso trânsito ficou uma erda.

        • Inventado multa pra lucrar%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

            • engenheiros mecânicos estudam anos pra desenvolver um veiculo silencioso ai vem um zé ruela e coloca uma cadron... é bom tomar multa mesmo!

                • Pelo visto não conhece o termo poluição sonora.

                  Isto é mesma coisa de multar por música super alta ou depois de um determinado horário.

                  • Se n fosse esses motoqueiros idiotas, burros, estúpidos, sem cérebro, que deveriam ter um escapamento apontado pro seu ouvido e estourado o dia inteiro até ficar surdo.
                    Esses playboy babacas que ficam enchendo o cacete do saco 1h da manhã com seus poçantes celtas com som tunado.

                    E por aí vai, isso não seria necessário. E se vc for um deles, tem que tomar multa tbm, tomara q tome.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista