
Economia e mercado 28 Out
11 de novembro de 2022 25
Nesta sexta-feira (11), a Volkswagen do Brasil apresentou o Gol Last Edition, a última versão do carro mais vendido da história do país e que ficou no mercado por incríveis 42 anos com mais de 8 milhões de unidades produzidas.
De acordo com a montadora, o Gol Last Edition vai ter apenas 1.000 unidades produzidas. A última versão do carro mescla o conceito atual dos últimos modelos lançados no Brasil e várias referências ao passado do hatch histórico.
A base da série limitada é o já conhecido Gol 1.0 MPI, a única versão disponível atualmente, mas com todos os pacotes de opcionais possíveis. O motor é o três cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de seis marchas.
Elementos visuais dos Gol GT, GTS e GTi estão na versão Last Edition, como a faixa preta pintada na traseira interligando as lanternas e os bancos Recaro, por exemplo. A famosa roda orbital não voltou e o modelo usa as mesmas de série, só que pintadas na cor preta.
Entretanto, a roda orbital aparece nos logotipos que marcam a serie especial instalados no meio da coluna C. Já o Gol G2, o famoso Gol “Bolinha”, é homenageado pela fonte do escrito “Gol” na tampa do porta-malas da versão Last Edition.
Há também uma faixa preta na base das portas, detalhes na grade dianteira sem cromados, retrovisores, maçanetas e aerofólio pintados de preto. No interior, tem a presença de costuras vermelhas no volante, nos apoios de braço das portas e na coifa da alavanca de câmbio.
As portas ainda recebem forração cinza na área dos braços e o porta-objetos que vai no porta-copos tem um adesivo identificando a série limitada. Mas é um friso texturizado no painel que identifica cada uma das 1.000 unidades produzidas.
Por fim, o Gol Last Edition possui ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico e luzes de seta, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay.
O preço oficial do Gol Last Edition ainda não foi divulgado pela Volkswagen.
A montadora também apresentou o Polo Track, o sucessor do Gol. O modelo vai chegar em fevereiro do ano que vem para ser o novo veículo de entrada da montadora e terá o mesmo preço do atual VW Gol MPI quando equipado com todos os opcionais: R$ 79.990.
O novo VW Polo Track recebeu algumas modificações no visual, e agora conta com grade exclusiva, acabamentos em preto fosco nos retrovisores e maçanetas e novas rodas de aço de 15”. O motor é o mesmo do Polo MPI, que também é utilizado pelo Gol.
O hatch traz de série com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros elétricos dianteiros e travamento elétrico e remoto das portas. O Polo Track será feito na planta da Volkswagen em Taubaté (SP), local onde também é produzido o Gol.
Para o momento de pré-venda, em condição especial de lançamento, o modelo será ofertado com pacote que contempla sistema de som com bluetooth integrado, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto.
Vale destacar que todas as 1.000 unidades da série de despedida do Gol já estão prontas e começaram a chegar às concessionárias de todo o Brasil. Inclusive, o “milésimo Gol” Last Edition vai ficar guardado no acervo da montadora no Brasil.
Mesmo assim, a produção do Gol e do Voyage segue a todo vapor na fábrica e o ritmo será esse até o finalzinho de dezembro, quando os dois Volkswagen mais antigos fabricados no Brasil atualmente terão a produção encerrada em definitivo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários