
Economia e mercado 04 Nov
20 de dezembro de 2022 40
Após tornar a conexão USB-C obrigatória em todo o continente, a União Europeia agora quer forçar as fabricantes de smartphones a voltar com o uso de baterias removíveis em seus aparelhos.
A novidade consta em um projeto de lei que busca tornar as baterias mais "reutilizáveis e sustentáveis", sendo que a medida pode começar a ser aplicada a partir de 2024.
Todas as fabricantes de celulares, carros e outros dispositivos que usam bateria devem informar a pegada de carbono do produto. Além disso, as empresas serão fiscalizadas desde a extração do lítio na natureza até a reciclagem da bateria após o seu uso.
O novo regulamento também exige que as empresas de consumo projetem seus dispositivos de forma que o próprio consumidor seja capaz de substituir a bateria. Ou seja, a ideia é voltar ao tempo onde bastava remover a tampa do smartphone para trocar a bateria.
A União Europeia também quer ampliar a reciclagem de dispositivos eletrônicos, sendo que o objetivo é coletar 45% dos materiais recicláveis dos dispositivos eletrônicos até 2023 e 73% até 2030. Além disso, no caso dos veículos elétricos, o bloco visa coletar 100% dos materiais que podem ser reciclados.
Por enquanto, o novo regulamento da União Europeia ainda não foi votado no Parlamento Europeu, mas certamente Apple, Samsung e Xiaomi sentirão o impacto da lei assim que ela for aprovada.
Isso porque todas as fabricantes serão obrigadas a repensar o projeto dos seus dispositivos, algo que já deve estar acontecendo agora, uma vez que já é certo que a lei será aprovada.
O que achou da iniciativa da União Europeia? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários