
Tech 25 Out
08 de dezembro de 2022 83
Atualização (8/12/2022) - HA
Mesmo a contragosto, a Apple já disse que seguirá as diretrizes da União Europeia de adotar as portas USB-C em aparelhos futuros. Apesar de já ter definido o padrão antes, uma diretiva recém-publicada pelo bloco definiu que todos os produtos de consumo da marca americana, de telefones a tablets e gadgets, devem já estar adaptados para trabalhar com essas portas até 28 de dezembro de 2024. Produtos que dependem exclusivamente de carregamento sem fio sem porta não precisarão incluir USB-C.
O vice-presidente de marketing mundial da Apple, Greg Joswiak, já havia confirmado que a Apple não teria escolha a não ser aderir à nova lei. Com esse novo prazo, a Apple poderia esperar até o iPhone 16 em setembro de 2024 antes de fazer a transição para o USB-C.
Relatórios sugerem que a Apple está planejando mudar para o padrão antes, já com o iPhone 15 em setembro do ano que vem. Outros produtos e acessórios da Apple, como teclados, mouses e trackpads, AirPods e Mac, também devem seguir o exemplo do USB-C logo após.
Atualização (26/10/22) - JB
De acordo com novas informações reveladas nesta quarta-feira, a Apple está adaptando a sua cadeia de produção para entregar toda a linha iPhone 15 com porta USB-C.
Greg Joswiak, líder de marketing da empresa, disse que a mudança deve acontecer por conta da lei aprovada pela União Europeia.
Em entrevista ao The Wall Street Journal, ele ainda comentou:
Obviamente teremos que cumprir, não temos escolha.
Joswiak também deixou bem claro que a Apple não está contente em ser obrigada a usar o padrão USB-C, uma vez que "o USB-C e o Lightning nunca teriam sido inventados se a Apple tivesse migrado para o microUSB".
O executivo ainda destacou que essa mudança deve "gerar muito lixo eletrônico", uma vez que cabos do padrão antigo provavelmente serão descartados.
Texto original (10/10/22)
Agora é lei na União Europeia e a Apple será obrigada a abandonar o Lightning em favor de uma porta USB-C na linha iPhone e até mesmo em outros dispositivos. No entanto, se engana quem acredita que a empresa irá esperar o prazo final para modificar seus aparelhos.
De acordo com Mark Gurman, a Apple está planejando entregar a porta USB-C na linha iPhone 15 e essa informação é confirmada por diversas pessoas que trabalham na cadeia de fornecimento da empresa.
Os quatro modelos da linha iPhone 15 devem sair da caixa com o novo conector em 2023, mesmo que a Apple pudesse esperar até 2024 para implementar a mudança.
A lei também deve fazer com que a Apple comece a fornecer cabo USB-C para USB-A na caixa dos seus aparelhos. Assim, consumidores com carregadores antigos não precisariam comprar um novo acessório.
A mudança, apesar de bem-vinda, traz uma pequena decepção para quem é fã de carregamento rápido. Isso porque, apesar de usar o USB-C que já oferece até 200W de carregamento no Android, a Apple não irá aumentar as taxas nos seus aparelhos.
Ou seja, não teremos carregamento acima dos 30W. Além disso, para piorar as coisas, a Apple deve seguir o regulamento quando o assunto é o próximo iPhone SE, fazendo com que o aparelho ainda tenha porta Lightning em 2024.
Por fim, Gurman afirma que a Apple encara essa adoção forçada do USB-C como uma transição, uma vez que a empresa não desistiu de eliminar completamente o carregamento com fio dos seus aparelhos.
Para o analista, a mudança deve começar a ser introduzida a partir do iPhone 16, sendo que muito provavelmente apenas os modelos mais caros devem adotar a novidade no lançamento.
Como a Apple não comenta o assunto, salientamos que tudo permanece no campo dos rumores.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários