LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unisoc aumenta presença no mercado de chips para smartphones seguindo estratégia da MediaTek

06 de março de 2023 16

A Unisoc é uma fabricante chinesa de hardware para celulares e tablets que exibiu um grande crescimento nos últimos anos, chegando a ameaçar a posição da Samsung. Parte desse fenômeno se deve a uma estratégia que, segundo uma reportagem do South China Morning Post divulgada no domingo (05), beneficiou a MediaTek.

Focando em desenvolver processadores básicos para celulares e tablets de baixo custo, a Unisoc se tornou a principal fabricante da China, uma vez que a HiSilicon sofreu grandes prejuízos com os embargos dos Estados Unidos. Hardware acessível é o modelo de negócios que mantém a MediaTek na liderança do mercado de chips para smartphones.

Unisoc é a 4ª maior fabricante de chips do mundo (Imagem: Counterpoint Research)

Após obter uma posição sólida no mercado, a Unisoc parece estar investindo em segmentos além de sua zona de conforto. No ano passado, a fabricante anunciou o Unisoc T820, sua nova plataforma para celulares intermediários compatíveis com 5G, que utiliza a litografia de 6 nanômetros. O chip suporta telas de 120 Hz e gravação de vídeo em até 4K.

A Unisoc possui cerca de 10% de market share, ficando atrás somente da MediaTek, Qualcomm e Apple. Seu crescimento foi possível com a desaceleração do uso de chips Exynos da Samsung e o cenário desfavorável para a HiSilicon. Por outro lado, órgãos reguladores de mercado do ocidente podem comprometer sua posição no mercado.

O SCMP destaca que a China ainda não possui fábricas de semicondutores avançadas, portanto, qualquer empresa que projeta hardware pode ficar suscetível ao fornecimento de peças vindas de Taiwan, como a TSMC, que precisou acatar às exigências dos Estados Unidos para continuar trabalhando com Apple, Intel e outras gigantes do segmento.

Recentemente, a Lenovo trouxe ao mercado brasileiro o Tab M10 de 3ª geração — seu novo tablet básico para profissionais — equipado com o Tiger T610, um processador que ampliou a popularidade da empresa por seu uso em celulares da realme e Infinix. Outras empresas, incluindo a própria Samsung, também contribuem para a expansão da Unisoc.


16

Comentários

Unisoc aumenta presença no mercado de chips para smartphones seguindo estratégia da MediaTek
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos