LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unisoc aumenta presença no mercado de chips para smartphones seguindo estratégia da MediaTek

06 de março de 2023 16

A Unisoc é uma fabricante chinesa de hardware para celulares e tablets que exibiu um grande crescimento nos últimos anos, chegando a ameaçar a posição da Samsung. Parte desse fenômeno se deve a uma estratégia que, segundo uma reportagem do South China Morning Post divulgada no domingo (05), beneficiou a MediaTek.

Focando em desenvolver processadores básicos para celulares e tablets de baixo custo, a Unisoc se tornou a principal fabricante da China, uma vez que a HiSilicon sofreu grandes prejuízos com os embargos dos Estados Unidos. Hardware acessível é o modelo de negócios que mantém a MediaTek na liderança do mercado de chips para smartphones.

Unisoc é a 4ª maior fabricante de chips do mundo (Imagem: Counterpoint Research)

Após obter uma posição sólida no mercado, a Unisoc parece estar investindo em segmentos além de sua zona de conforto. No ano passado, a fabricante anunciou o Unisoc T820, sua nova plataforma para celulares intermediários compatíveis com 5G, que utiliza a litografia de 6 nanômetros. O chip suporta telas de 120 Hz e gravação de vídeo em até 4K.

A Unisoc possui cerca de 10% de market share, ficando atrás somente da MediaTek, Qualcomm e Apple. Seu crescimento foi possível com a desaceleração do uso de chips Exynos da Samsung e o cenário desfavorável para a HiSilicon. Por outro lado, órgãos reguladores de mercado do ocidente podem comprometer sua posição no mercado.

O SCMP destaca que a China ainda não possui fábricas de semicondutores avançadas, portanto, qualquer empresa que projeta hardware pode ficar suscetível ao fornecimento de peças vindas de Taiwan, como a TSMC, que precisou acatar às exigências dos Estados Unidos para continuar trabalhando com Apple, Intel e outras gigantes do segmento.

Recentemente, a Lenovo trouxe ao mercado brasileiro o Tab M10 de 3ª geração — seu novo tablet básico para profissionais — equipado com o Tiger T610, um processador que ampliou a popularidade da empresa por seu uso em celulares da realme e Infinix. Outras empresas, incluindo a própria Samsung, também contribuem para a expansão da Unisoc.


16

Comentários

Unisoc aumenta presença no mercado de chips para smartphones seguindo estratégia da MediaTek
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista