Economia e mercado 09 Mar
O prazo para declarar o Imposto de Renda vai até o fim de maio, mas muitos brasileiros já declararam e aguardam pela restituição que será liberada em lotes entre 31 de maio e 29 de setembro. Entretanto, aqueles que precisam do dinheiro agora podem contratar a antecipação da restituição por meio de bancos.
No Brasil, a antecipação funciona por meio de linhas de crédito que cobram justos partindo de 1,78% ao mês. Desta forma, o ideal é pesquisar para encontrar a melhor condição para você.
Como os bancos não podem oferecer este tipo de serviço sem serem sinalizados como recebedores do benefício, decidimos elaborar uma tabela com as condições dos principais bancos no Brasil para antecipar a restituição:
Dentre os bancos acima, o que cobra a menor taxa é a Caixa Econômica Federal, que limita a antecipação a 75% do valor. No caso dela, é preciso ir até uma agência física para contratar o empréstimo, pois este é o único banco da lista que não permite que isso seja feito por meios de canais digitais como Internet Banking ou aplicativo.
As datas-limite para contratar a antecipação em cada banco são as seguintes:
- Caixa Econômica Federal: até o recebimento;
- Banco do Brasil: até 29 de setembro;
- Bradesco: a partir de 3 de abril até a data de recebimento;
- Santander: até o recebimento;
- Itaú Unibanco: até 31 de outubro.
A documentação exigida para contratar a antecipação da restituição do IR varia conforme o banco, mas todos exigem documentos de identificação oficial com foto, a declaração de IR e o recibo de restituição. A dívida sempre será abatida, com juros, quando a restituição for depositada pelo governo na conta indicada pelo banco.
Por fim, Durval Meirelles, professor de Economia da Universidade Veiga de Almeida, alertou em entrevista ao Extra que a antecipação somente deve ser contratada em caso de urgência, pois os juros altos podem reduzir muito o valor a receber.
Comentários