Economia e mercado 29 Nov
A União Europeia tem preparado um plano que prevê investir cerca de 43 bilhões de euros no desenvolvimento da indústria local de semicondutores. De acordo com parlamentares europeus, a intenção é alcançar os Estados Unidos e a Ásia, sendo que o texto pode ser aprovado em 18 de abril.
A medida também faz parte de uma ação maior desenvolvida pela Comissão Europeia, que aprovou uma lei de chips para reduzir a dependência não só de semicondutores produzidos na Ásia, mas também de produtos desenvolvidos nos Estados Unidos.
A proposta prevê dobrar a participação da UE no mercado global de chips, passando para cerca de 20% na próxima década. A lei europeia também é uma resposta ao governo dos EUA, que lançou um pacote semelhante.
O parlamento europeu deve se reunir dentro dos próximos dias para acrescentar detalhes na proposta para que o texto final seja aprovado rapidamente dentro de um amplo consenso.
Um detalhe importante é que a UE não quer financiar apenas a construção de fábricas de última geração, mas também instalações responsáveis pela produção de chips mais antigos (28 nm, por exemplo).
O investimento previsto também deve acelerar a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, sendo que países menores do bloco buscam atrair essas empresas para seus territórios.
Isso porque o investimento bilionário da Intel na Alemanha acabou deixando muitos governos irritados com a desigualdade dentro da União Europeia.
Comentários