LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel volta à liderança no mercado de semicondutores e Samsung sofre queda

30 de janeiro de 2024 2

A Intel voltou a ocupar a primeira posição no mercado de semicondutores, segue acabou passando por uma queda no ano de 2023. Nesse sentido, mudança no ranking aconteceu depois que a Samsung perdeu a liderança ao sofrer com os impactos desse setor. Por outro lado, a NVIDIA se vê em crescimento, enquanto a IA pode passar por um novo “boom”.

Segundo dados fornecidos pela Counterpoint, a Intel conseguiu chegar à primeira colocação, mesmo que tenha relatado uma queda de 16% em sua receita na comparação ano a ano. Esse resultado ocorreu devido a uma redução nas remessas relacionadas a PCs e servidores. O resultado da Samsung, por sua vez, se deu pela desaceleração no mercado de memórias DRAM e NAND.

Imagem: Ranking das empresas de semicondutores (Reprodução/Counterpoint)

Mesmo assim, a sul-coreana deve conseguir reverter esse cenário, já que a demanda e dos preços desses chips podem crescer novamente. Portanto, a companhia pode se ver líder novamente do ranking em algum momento. Quanto à NVIDIA, o seu crescimento deve continuar e a isso se dá pela sua participação no mercado de placas de vídeos.

Para se ter uma ideia, ela relatou um crescimento de 86% na comparação ano a ano em 2023 e ficou em 3ª lugar em termos de receita. Sobre a inteligência artificial, a tendência é que ela se torne uma espécie de “impulsionador-chave” de conteúdos e receitas. Dessa forma, a NVIDIA tem chances de tirar proveito desse cenário, já que trabalha com criação de serviços e apps baseados em IA Generativa.

A Counterpoint ainda sugere que as empresas elaborem ou ajustem suas estratégias e perspectivas como preparação para esse próximo boom relacionado ao uso de IA. Do mesmo modo, o mercado de semicondutores deve ter o setor automotivo como impulsionador do seu crescimento, segundo o analista sênior da Counterpoint, William Li.

Confira também: o crescimento da China no mercado de semicondutores e o sistema criado pela Samsung com o objetivo de melhorar o rendimento dos componentes.


2

Comentários

Intel volta à liderança no mercado de semicondutores e Samsung sofre queda
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos