
Economia e mercado 26 Mai
30 de maio de 2023 83
De acordo com dados divulgados pelo Banco Central na última semana, o mês de abril marcou uma queda nas compras internacionais de pequeno valor.
Os números mostram que foram movimentados US$ 701 milhões, algo que representa uma queda de 25,3% ante o mês anterior e de 20% na comparação com abril de 2022.
Ao que tudo indica, esse recuo das importações tem um motivo: o medo da taxação das compras internacionais.
Isso fica ainda mais justificável quando observamos que o consumidor brasileiro tem tido mais cautela após o governo anunciar que poderia acabar com a isenção para compras com valores abaixo dos US$ 50. Com a péssima repercussão do assunto, o Ministério da Fazenda recuou, mas deixou os importadores desconfiados.
Os dados do Banco Central divulgados pelo Money Times também mostram que o ritmo de crescimento das compras internacionais já vinha caindo desde o começo do ano, mas sempre registrando altas de 14%, 11% e 7% nos primeiros três meses do ano, respectivamente.
Ainda assim, os números de 2023 contrastam fortemente com o que aconteceu em 2022, uma vez que as remessas internacionais chegaram a crescer 120% em agosto e 176% em outubro.
Por enquanto, não é possível saber se a queda no ritmo de compras continuará em maio, uma vez que o mês ainda não terminou. De toda forma, é importante lembrar que o governo brasileiro vem taxando várias compras em 60% para seguir a lei federal que regulamenta as importações.
Além disso, a Receita Federal tem estudado cobrar o imposto no ato da compra. Para isso, o órgão deve fazer parceria com as próprias varejistas internacionais para que o recolhimento seja automático.
Isso pode fazer com que as compras de empresas parceiras cheguem mais rápido aos consumidores, uma vez que elas serão classificadas como "verdes".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários