LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

GPU NVIDIA Hopper H100 é 30% mais rápida que GeForce RTX 4090 em IA, mas perde em jogos

19 de junho de 2023 4

A NVIDIA Hopper H100 é uma das placas de vídeo mais poderosas do mundo, porém sua arquitetura é totalmente otimizada para supercomputação em estudos científicos e aplicações de inteligência artificial, portanto, não é uma boa opção para os gamers que estariam dispostos a gastar mais de US$ 30 mil pela GPU.

Nesta segunda-feira (19), o entusiasta e produtor de conteúdo Geekerwan divulgou um vídeo que mostra uma variedade de testes com a GPU Hopper H100 e comparou seus resultados com a GeForce RTX 4090, a placa de vídeo para jogos mais poderosa da marca. Os experimentos incluíram processamento de inteligência artificial e benchmarks em jogos.

GPU Hopper H100 alimenta supercomputadores para estudos científicos e aplicações de IA (Imagem: NVIDIA)

O primeiro teste utilizou o Stable Diffusion, modelo de deep learning para transformação de texto para imagem similar ao Dall-E, da Open AI. A Hopper H100 demorou 2,82 segundos para gerar uma imagem — veloz, porém mais lenta que a GeForce RTX 4090. A diferença de performance ocorre devido à falta de suporte do Xformers à GPU Hopper.

Com isso, o entusiasta utilizou o Donut, modelo que extrai o máximo de benefícios dos motores de aceleração da GPU Hopper H100. Nesse teste, a placa de vídeo para supercomputação se mostrou 30% mais rápida que a GeForce RTX 4090 e a RTX 6000 Ada.

(Imagem: Geekerwan/YouTube)

Para os testes, a Hopper H100 foi testada com quatro diferentes configurações para analisar a escalabilidade da GPU. Curiosamente, uma plataforma com duas GPUs mostrou 43% mais desempenho que as placas de vídeo para jogos da NVIDIA, enquanto uma configuração com quatro GPUs teve desempenho comparável à performance de uma única GPU. Confira:

(Imagem: Geekerwan/YouTube)

Passando para o treinamento de modelos com VITS, que exige muito da memória disponível no hardware, a H100 apresentou 23% mais desempenho que a GeForce RTX 4090. O entusiasta observou que a capacidade massiva de 80 GB da GPU Hopper contribuiu para um processo livre de latência em comparação que o modelo para jogos, com apenas 24 GB.

Por fim, a Hopper H100 realizou um treinamento do modelo LLaMA, da Meta, lidando com um total de 65 bilhões de parâmetros — quase onze vezes mais que a GeForce RTX 4090. É importante frisar que os testes foram executados em uma plataforma com pouco suporte de hardware, portanto, o potencial da GPU para HPC da NVIDIA é muito maior.

Em jogos, Hopper H100 perde para GPU integrada da AMD

A nível de curiosidade, Geekerwan testou as capacidades da Hopper H100 em jogos para PC. Utilizando o 3DMark Time Spy e Red Dead Redemption 2 para analisar seu desempenho em jogatinas, o entusiasta constatou que a placa de vídeo para supercomputação perde para a Radeon 680M, uma GPU integrada aos novos processadores da AMD.

Como mencionado, a Hopper H100 não possui nenhuma otimização para jogos. Sua arquitetura e software são totalmente projetados com foco em cálculos específicos feitos por supercomputadores na área de pesquisas médicas e treinamento de inteligência artificial.

(Imagem: Geekerwan/YouTube)

A Radeon 680M, por outro lado, é beneficiada por um suporte extensivo aos jogos mais populares do mercado, mas jamais conseguiria atingir o desempenho e eficiência da Hopper H100 em cargas de trabalho mais pesadas, como a IA.

A NVIDIA é uma das principais empresas no segmento de supercomputação, mas a concorrência está cada vez mais dedicada a ameaçar o posto do “time verde”. A AMD, por exemplo, recentemente introduziu os aceleradores Instinct MI300 com arquitetura CDNA 3 e opções que incluem até 192 GB de memória HBM3.

Ofertas em placas de vídeo da NVIDIA

4

Comentários

GPU NVIDIA Hopper H100 é 30% mais rápida que GeForce RTX 4090 em IA, mas perde em jogos
  • Estranho, uma placa dedicada tendo apenas 30% mais desempenho e custando 19x mais que uma outra placa não dedicada? Ou esses testes não refletem o real potencial dessa GPU, ou de fato no ramo corporativo, a Nvidia enfia a faca sem dó.

      • é por causa do uso, essa linha é usada para trabalhar com grande quantidade de dados, pra isso ela necessita muito mais memória, e não é qualquer memória, são memórias ECC (memórias especiais com correção de erros), são 80gb de memória mais rápida mais segura contra 24gb da 4090, essas memórias são mais caras, se você focar só no desempenho parece injusto mesmo, mas a verdade é um pouco mais complicada, e não é só fincar a faca, claro que eles querem lucro, mas tem a questão da demanda, muita empresa e governo (qualquer um que dependa muito de se atualizar para o futuro para não morrer) quer esses hardwares, então eles não vencem fabricar, dai em diante a conversa é economia global...

          • vale lembrar que tem outros fatores como consumo, durabilidade, tamanho e qualidade. É outro padrão, não teria tanta gente pagando tanto por uma peça que poderia ser substituída tão facilmente por outra mais "barata"...

            • Exato

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista