
Lançamentos 14 Jun
14 de junho de 2023 0
A AMD apresentou a Instinct MI300 como sua nova geração de aceleradores projetados para a supercomputação e aplicações de inteligência artificial. A nova linha de processadores com gráficos e memória embarcada trazem o mais alto desempenho que a gigante de hardware pode oferecer em uma plataforma unificada com as tecnologias mais recentes.
Lisa Su, CEO da AMD, subiu ao palco na última terça-feira (13) para revelar dois novos aceleradores: Instinct MI300A e Instinct MI300X. Ambos são equipados com a nova arquitetura de aceleração CDNA 3, que promete um grande salto de desempenho e eficiência em comparação com as APUs Instinct MI200, introduzidas em 2021.
O Instinct MI300A é uma plataforma equipada com 24 núcleos de CPU baseada na arquitetura Zen 4 e produzida com litografia de 5 nanômetros. Esse acelerador se destaca pela baixa latência de processamento e comunicação com a memória, uma vez que suporta até 128 GB de HBM3 (memória de banda larga alta) — padrão que sucede ao HBM2e.
A memória é compartilhada entre a CPU e GPU, de modo que diferentes cargas de trabalho possam se beneficiar com a baixa latência de dados. Segundo a fabricante, essa arquitetura unificada permite oito vezes mais desempenho e cinco vezes mais eficiência que o AMD Instinct MI200X, um dos aceleradores mais utilizados em supercomputadores.
Assim como outros produtos da marca, incluindo seus processadores para notebooks de alto desempenho, o Instinct MI300X possui um design de chiplets que otimiza custos e reduz o consumo de energia do sistema. Outra característica que chama atenção é a alta densidade do acelerador, que possui mais de 146 bilhões de transistores em todos os chiplets.
A data de disponibilidade do Instinct MI300A ainda não foi definida pela AMD, mas a companhia afirma que o acelerador já está em fase de amostragem para os clientes, sugerindo que o modelo pode chegar ao mercado até o início de 2024.
O design modular do hardware permitiu que a AMD desenvolvesse o Instinct MI300X, uma variante otimizada para grandes modelos de linguagem e outras tarefas de inteligência artificial ao substituir os três chiplets com núcleos Zen 4 por chiplets adicionais de núcleos CDNA 3, a fabricante criou uma opção totalmente baseada em núcleos de GPU.
Para atender às maiores demandas da indústria tecnológica — incluindo pesquisas científicas, treinamento de modelos de inteligência artificial e outras aplicações —, o Instinct MI300X é equipado com 192 GB de memória HBM3, entregando largura de banda de 5,2 TB/s. Aqui, estamos falando de uma plataforma com mais de 153 bilhões de transistores.
Comparando esse acelerador com a concorrência, o Instinct MI300X possui densidade de memória HBM3 2,4 vezes maior que a GPU Hopper H100 da NVIDIA, além de largura de banda 1,6 vez maior que seu hardware rival.
O Instinct MI300X será disponibilizado em uma plataforma com 8 unidades da APU, totalizando em 1,5 TB de memória HBM3. Segundo a empresa, a alta capacidade de memória é um fator-chave para garantir o alto desempenho em modelos de inteligência artificial que possuem quantidades de parâmetros cada vez maiores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários