LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Receita Federal anuncia aumento no valor de impostos sobre softwares

20 de junho de 2023 32

A Receita Federal anunciou um novo aumento na tributação sobre software nesta semana. Esta é a terceira vez que algo do gênero acontece neste ano, sendo que novas aquisições e atualizações de licenças de uso do exterior estão sujeitas à cobrança de PIS e Cofins-Importação.

Na prática, empresas brasileiras que comprarem programas do exterior devem começar a recolher esses tributos sobre o valor das remessas. O jornal Valor Econômico diz que o impacto será alto, uma vez que a alíquota sai de zero para 9,25%.

A nova regra foi publicada na terça-feira passada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), que orienta a atuação dos fiscais do país. Trata-se da Solução de Consulta nº 107.

Imagem/reprodução: acervoTC.

O órgão já há havia publicado, em março, uma outra norma que estabeleceu a incidência de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre essa mesma transação. A alíquota, nesses casos, é de 15%. Ou mais: 25% se o dinheiro for enviado para países com tributação favorecida - os conhecidos “paraísos fiscais”.

Essas duas soluções de consulta são direcionadas a consumidores que adquirem software para uso próprio, sendo válidas para programas feitos sob encomenda ou para os de prateleira (comercializados em larga escala). A regra também vale para todos os formatos de entrega (nuvem ou download).

Essas alterações estão acontecendo após um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) alterar a jurisprudência, equiparando os softwares "por encomenda" com o "de prateleira". Isso estabeleceu que ambos devem ser tributados pelo ISS dos municípios.

Antes do julgamento, o software de prateleira era tributado pelo ICMS estadual por ser considerado uma mercadoria e não um serviço.

A Receita também chegou a classificar o "software de prateleira" como mercadoria para fins de tributação federal, mas agora está fazendo uma revisão em normas internas com base no julgamento do STF.

Comentando o assunto, advogados de empresas afirmam que essas novas normas da Receita são "questionáveis" e preveem judicialização. Isso porque o órgão não pode usar a jurisprudência do STF "como bem entender", sendo que a tributação efetiva pode ultrapassar os 10%, uma vez que a Receita exige o uso de uma fórmula que inclui no cálculo o valor do ISS e dos próprios PIS e Cofins-Importação.

Veja mais


32

Comentários

Receita Federal anuncia aumento no valor de impostos sobre softwares
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista