
20 Julho 2023
A Meta, empresa dona do Facebook e Instagram, anunciou que não vai remunerar veículos de comunicação e seus conteúdos após a aprovação da Lei de Notícias Online no Canadá, nesta quinta-feira (22), que exige isto. Dessa forma, os conteúdos jornalísticos serão bloqueados das plataformas e os usuários não poderão ter acesso a eles.
Ainda não há detalhes sobre quando essas mudanças entram em voga. De acordo com a Associated Press, no entanto, isso deve ser feito antes da lei entrar em vigor, o que abrange um período de seis meses. A Meta chegou a chamar a lei de "legislação fundamentalmente falha que ignora as realidades de como nossas plataformas funcionam".
O mesmo está sendo analisado pela Alphabet, dona do Google, que ainda não deu nenhum posicionamento sobre o que fará, mas defende que a lei torna essa negociação impraticável. A empresa já chegou a fazer alguns testes de bloqueios e negociar com o governo canadense, mas nenhuma das tentativas foi bem-sucedida.
"Reiteramos que, para cumprir o Projeto de Lei C-18, aprovado hoje no Parlamento, o conteúdo de veículos informativos, incluindo editores e emissoras, não estará mais acessível às pessoas que utilizam nossas plataformas no Canadá", afirma Lisa Laventure, responsável pelas comunicações da Meta no Canadá.
"Uma estrutura legislativa que nos obriga a pagar por links ou conteúdo que não publicamos, e que não são a razão pela qual a grande maioria das pessoas usa nossas plataformas, não é sustentável nem viável", afirmou um porta-voz da Meta à agência de notícias Reuters.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a restrição por parte do Facebook acontece. Em 2021, por exemplo, os usuários não conseguiam compartilhar ou visualizar essas notícias. Aqui no Brasil, o PL das Fake News ou PL 2630 também propõe a remuneração de conteúdos jornalísticos e está em tramitação no Congresso.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários