
Economia e mercado 11 Set
05 de outubro de 2023 0
Atualização (05/10/2023) - por DT
O Banco Central (BC) anunciou nesta semana, na 20ª reunião plenária do Fórum Pix, que o Pix Automático, mecanismo que vai liberar pagamentos recorrentes pelo Pix, teve sua chegada adiada para outubro de 2024. Antes, a previsão era para abril do ano que vem.
Segundo o BC, o lançamento do Pix Automático foi adiado por conta da sua complexidade e de várias funcionalidades que estão sendo desenvolvidas. O recurso vai viabilizar pagamentos periódicos de forma automática com autorização prévia do usuário pagador.
Em agosto deste ano, imagens divulgadas mostraram como deve ser o funcionamento dessa função, que é bem parecida com o débito automático em conta corrente, mas traz algumas mudanças importantes na segurança e modo de usar.
O Pix Automático deve beneficiar assinantes de plataformas de streaming, jornais, academia e outros serviços cujo o pagamento é realizado todos os meses em uma data específica. Vale destacar que tudo será feito com base na autorização do pagador.
Além disso, os bancos tradicionais, virtuais e fintechs ainda podem implementar recursos de gestão de gastos com base nas movimentações do Pix Automático e para complementar o mecanismo. Isso deve aumentar o controle do usuário sobre os seus gastos.
O Pix caiu no gosto popular e se tornou um dos principais meios de pagamentos e para se movimentar dinheiro no Brasil. Segundo o BC, durante o ano de 2022, cerca de 2,9 bilhões passaram pelo Pix, um aumento de 107% na comparação com 2021.
Texto original (15/08/2023)
Com lançamento previsto para acontecer em abril de 2024, o Pix Automático foi revelado pelo Banco Central (BC) como uma solução que visa facilitar os pagamentos recorrentes através da modalidade instantânea. A novidade é parecida com o débito automático em conta corrente, mas traz algumas mudanças importantes na segurança e funcionamento.
O Pix Automático deve beneficiar especialmente os assinantes de serviços como streaming, jornais, academia e outros serviços cujo pagamento é feito todos os meses em uma data específica. De acordo com o calendário oficial do BC, as regras gerais dessa modalidade serão divulgadas em setembro, mas há algumas indicações sobre o que esperar do recurso.
Segundo informações de Heitor Barcellos, especialista em Open Banking, o Pix Automático terá as seguintes características:
Embora o Banco Central ainda não tenha lançado oficialmente o Pix Automático, há algumas capturas de tela que mostram como pode ser a interface dessa novidade. As imagens indicam que o correntista será avisado quando houver uma solicitação de cadastro dessa forma de pagamento devendo analisar os dados e, se tudo correto, aprovar as saídas mensais.
Entre as informações contidas na solicitação de pagamento automático estão nome do estabelecimento, chave Pix, valor, recorrência (quinzenal, mensal, anual, etc.), prazo e data de início/término. Confira abaixo:
Há ainda a possibilidade dos bancos tradicionais, virtuais e fintechs implementarem funções de gestão de gastos baseado nas entradas na conta e saída do Pix Automático. Isso deve aumentar o controle do usuário sobre as assinaturas.
Confira:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários