
Tech 22 Ago
24 de agosto de 2023 0
A Meta segue ampliando seu portfólio de serviços inteligentes com o lançamento do Code Llama, seu novo modelo de inteligência artificial voltado para desenvolvedores de aplicativos e plataformas da web. Baseada no Llama 2, a ferramenta conta com recursos que visam otimizar o trabalho desses profissionais e ajudar a torná-los mais produtivos.
Conforme anunciado pela big tech nesta quinta-feira (24), a suíte de ferramentas é capaz de gerar códigos em diferentes linguagens de programação a partir de um comando de texto. Além disso, o Code Llama pode identificar e corrigir erros em scripts escritos por humanos. O modelo está disponível gratuitamente para pesquisa e uso comercial.
Além da versão básica do Code Llama, a gigante de tecnologia também lançou uma versão especializada na linguagem de programação Python chamada de “Code Llama-Python”, além de uma variante chamada de “Code Llama-Instrct”, que permite uso de linguagem natural.
Funcionando de maneira similar aos demais modelos de linguagem grande da Meta, o Code Llama-Instrct pode gerar códigos a partir de um comando de texto descrito de forma natural pelo usuário. Além de criar o script, a inteligência artificial explica os detalhes de cada função, parâmetro e termo utilizado para gerar as linhas de código.
Em uma demonstração fornecida pela empresa, o usuário pergunta: “Em Bash, como eu listo todos os arquivos de texto no diretório atual (excluindo subdiretórios) que foram modificados no último mês?”. A inteligência artificial gerou a seguinte resposta:
Você pode usar o comando “find” no Bash para listar todos os arquivos de texto no diretório atual (excluindo subdiretórios) que foram modificados no último mês. O comando seria:
find . -maxdepth 1 -type f -mtime -30 -name "*.txt"
Aqui está um detalhamento do comando:
- “.” especifica o diretório atual.
- “-maxdepth 1” diz ao “find” para pesquisar apenas no diretório atual e não quaisquer subdiretórios.
- “-type f” diz ao “find” para buscar apenas arquivos (não diretórios ou outros tipos de arquivos).
- “-mtime -30” diz ao “find” para buscar apenas arquivos que foram modificados nos últimos 30 dias.
- “-name "*.txt"” diz ao “find” para pesquisar apenas arquivos com a extensão “.txt”.
A Meta lançará três tamanhos de Code Llama. O modelo de 7 bilhões de parâmetros é capaz de funcionar em uma única GPU; o modelo de 13 bilhões de parâmetros é mais pesado, porém fornece resultados mais completos; o modelo de 34 bilhões de parâmetros, por sua vez, oferece o melhor serviço, porém é mais lento.
“Os programadores já estão usando modelos de linguagem grande para ajuda-los em uma variedade de tarefas”, disse a Meta. “O objetivo é tornar os fluxos de trabalho dos desenvolvedores mais eficientes para que eles possam se concentrar nos aspectos mais centrados no ser humano de seus trabalhos.”
O ChatGPT é uma das maiores inteligências artificias do momento, e além de ter sua popularidade explorada para infectar dispositivos com malware, pesquisadores expressaram preocupações sobre o uso da ferramenta para gerar ou aprimorar códigos maliciosos que visam até roubar dados de vítimas com mais facilidade.
Atualmente, os principais serviços de IA possuem funções de segurança que visam bloquear comandos potencialmente perigosos, mas os hackers estão explorando os modelos de linguagem grande para desenvolver ferramentas que criam malware a partir de um simples comando de texto, o que poderia tornar esses ataques muito mais frequentes.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários