
Tech 15 Dez
09 de janeiro de 2023 0
O ChatGPT é uma das maiores inovações da década até o momento, mas o mecanismo de inteligência artificial está voltando a preocupar especialistas devido ao seu uso por agentes maliciosos. Pesquisadores da Check Point Research expressaram preocupações sobre o uso da ferramenta para criação de malware em uma análise divulgada na sexta-feira (06).
De acordo com os especialistas, hackers passaram a utilizar o ChatGPT — interface de usuário para um modelo de inteligência artificial capaz de responder perguntas, escrever poemas e muito mais — para que a máquina aprimore ou escreva códigos de malware do zero.
Uma publicação descoberta em um fórum hacker trata sobre o uso da inteligência artificial para criar variações de malware. Curiosamente, há vários relatos de “novatos” na área da programação que conseguiram obter resultados com o ChatGPT, indicando que até mesmo amadores seriam capazes de praticar crimes com malware gerado por IA.
Ainda mais grave, a ferramenta parece ter sido utilizada para criar um “marketplace” de informações de vítimas que tiveram dados bancários roubados. Essa plataforma também estaria em uso para compra e venda de drogas e armas. Assim como qualquer transação em negócios ilegais na internet, os pagamentos são feitos com criptomoedas.
O ChatGPT tem o potencial de acelerar o processo para hackers, dando-lhes um bom ponto de partida. Assim como pode ser usado para ajudar desenvolvedores a escrever código, ele também pode ser usado para fins maliciosos. [...] É apenas uma questão de tempo até que os agentes mais sofisticados aprimorem a maneira como usam ferramentas baseadas em IA.
Sergey Shykevich
Gerente do Grupo de Inteligência de Ameaças da Check Point
Apresentado no último mês de novembro pela empresa OpenAI, o ChatGPT teve repercussão mundial devido às suas capacidades avançadas de encontrar respostas para as buscas de usuários e entregá-las de forma humanizada em um “chat”. Alguns acreditam que essa ferramenta poderia, no futuro, substituir o Google.
Embora tenha apenas alguns meses de disponibilidade para testes, a ferramenta recebeu várias críticas de professores que descobriram plágio de alunos para a realização de trabalhos escolares. Tais práticas levaram departamento de educação da cidade de Nova York a banir o uso da tecnologia nas instituições públicas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários