
Música 12 Set
12 de setembro de 2023 2
O mundo conheceu nesta terça-feira (12) o Apple iPhone 15 e o 15 Plus. Os celulares mais básicos da família são, na verdade, uma releitura do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max e possuem vários recursos introduzidos nesses aparelhos, como a Dynamic Island.
Diante disso, o TudoCelular preparou um comparativo em tamanho real que detalha todas as diferenças visuais e técnicas dos novos smartphones da Apple contra os rivais das principais fabricantes do universo do Android, incluindo Samsung e a Xiaomi.
No quesito design, os modelos ainda seguem o padrão adotado pela Apple nos últimos anos. As bordas ficaram ligeiramente mais finas e o entalhe da tela é em formato de pílula, também conhecido como Dynamic Island, que ocupa muito espaço no display.
Na comparação com os seus concorrentes, os modelos da Apple têm o maior entalhe. Todos os demais celulares apostam no tradicional furo único na parte superior da tela para abrigar suas câmeras frontais. As bordas também são um pouco mais sobressalentes.
O iPhone 15 e 15 Plus reutilizam a plataforma Apple A16 Bionic, já presente nos modelos Pro da geração anterior. O chip apresenta um bom desempenho e eficiência, mas não é o melhor que a Maçã pode oferecer, já que a empresa também apresentou o A17 Pro.
Por sua vez, os principais correntes do mundo do Android usam a plataforma Snapdragon 8 Gen 2, fabricada em 4 nanômetros pela TSMC. No geral, ambos os chips são bem próximos, com o produto da Qualcomm ganhando em algumas batalhas.
Já o Mate 60 conta com o Kirin 9000S, um chip criado pela HiSilicon, empresa subsidiária da Huawei. Essa plataforma é fabricada com processo de 7 nanômetros da SMIC, oferecendo também suporte para a conectividade 5G.
O representante da Motorola usa o Dimensity 8020, da MediaTek, chip também equivalente aos concorrentes. A Apple não divulgou quanto de memória RAM os novos iPhone 15 têm, mas as demais fabricantes esbanjam celulares com até 12 GB de RAM.
As novidades no departamento de câmeras dos novos iPhone 15 e 15 Plus também foram bem restritas. O sensor principal segue sendo de 48 megapixels e o ultrawide de 12 MP. Além disso, a lente frontal presente na pílula da tela se manteve em 12 MP.
O oponente da Samsung oferece um conjunto com três sensores, o principal de 50 MP, um ultrawide de 12 MP (F/2.2, Dual Pixel) e uma lente telefoto de 10 MP (zoom de 3x, f/2.4). Já a câmera frontal também é de 12 MP (f/2.2) para as selfies e videochamadas.
O Motorola Edge 40 também tem uma lente 50 MP e outra com 13 MP para ultrawide, mas a frontal vem com 32 MP. O Xiaomi 13 segue a tendência de 50 MP para o sensor principal, assim como o Huawei Mate 60 se mantém na mesma linha.
Na parte de vídeo, os iPhones gravam em até 4K a 60 FPS. Contudo, os modelos da Samsung gravam em até 8K UHD a 30 FPS, assim como o Xiaomi 13, mas esse captura a 24 PFS. Exceto o modelo da Xiaomi, todos também gravam a 4K e 60 FPS na parte frontal.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários