Economia e mercado 27 Set
A montadora chinesa de veículos elétricos BYD apareceu como a quarta maior montadora do mundo em vendas no levantamento divulgado pela empresa TrendForce, que é especializada em análise de mercado. Os dados são referentes ao último mês de agosto.
Os números da TrendForce indicam que 4,8% dos carros vendidos no mundo durante agosto foram da BYD. A montadora só ficou atrás da japonesa Honda (4,9%), da Alemã Volkswagen (6,5%) e da também japonesa Toyota (9,8%), que liderou o ranking do mês.
A BYD teve um aumento de 5% nas vendas globais em agosto, na comparação com o mês anterior. Com o crescimento, a empresa chinesa conseguiu superar montadoras tradicionais como a Hyundai, que teve 4,3% de participação, e a Ford (4,2%).
Por outro lado, a Ford registrou uma queda nas vendas de 6,7%. Logo após a Ford, a Chevrolet apareceu em sétimo lugar com 4%. Problemas internos nos Estados Unidos foram apontados como causadores da diminuição das montadoras americanas.
De todo modo, o crescimento da BYD chama a atenção pelo fato da empresa vender apenas carros eletrificados (híbridos e elétricos) enquanto as marcas concorrentes tradicionais ainda oferecem muitos modelos movidos apenas a combustão.
Já na China, a BYD foi líder em vendas de automóveis, respondendo por 11,98% e vendendo mais de 230 mil no mercado local. No Brasil, a montadora também vem registrando uma alta e trabalha para montar uma fábrica na Bahia para reforçar sua presença no país.
Ainda segundo a TrendForce, as vendas de automóveis em 37 mercados regionais em agosto totalizaram 5,55 milhões de veículos, representando um aumento de quase 1% em relação a julho. A empresa também espera um crescimento em setembro.
Comentários