
Curiosidade 05 Out
05 de outubro de 2023 19
Atualização (05/10/23) - JB
Após um rumor sugerir que a Samsung estava trabalhando para encerrar a sua parceria com a AMD na produção de GPUs para chips Exynos, o assunto foi esclarecido nesta quinta-feira após o autor admitir o erro.
Segundo novas informações, a parceria entre as empresas segue viva e ela é essencial para que a Samsung seja bem-sucedida no mercado de chipsets.
Isso porque a coreana quer lançar GPUs proprietárias, mas ela deve basear seus chips em tecnologias da AMD, uma vez que começar tudo do zero é uma tarefa muito difícil e cara.
Ou seja, a Samsung até pode ter uma GPU proprietária em 2025 no Exynos 2500, mas ela usará como base a plataforma desenvolvida pela AMD.
Até que o "chip dos sonhos" seja entregue ao mercado, os fãs da Samsung ainda terão que lidar com a GPU do Exynos 2400 não conseguindo ultrapassar a Adreno 740 do Snapdragon 8 Gen 2.
A Xclipse 940 pode servir como uma GPU paliativa, dando à Samsung algum fôlego para o lançamento do seu chip personalizado em 2025.
Texto original (04/10/23)
Por mais que tenham renovado a sua parceria há algum tempo, rumores dizem que a Samsung tem procurado maneiras de encerrar a sua colaboração com a AMD na produção de GPUs para chips da linha Exynos.
Fontes coreanas disseram que a equipe System LSI da Samsung não ficou satisfeita com a parceria, uma vez que ela não trouxe nada de inovador em termos de desempenho gráfico com a GPU Xclipse 920 do Exynos 2200.
Esse departamento da Samsung é responsável não apenas pela produção dos chips Exynos, mas também dos sensores de câmera ISOCELL.
Caso as empresas consigam entrar em um acordo, a Samsung deve apostar no lançamento de GPUs proprietárias em seus próximos chips topo de linha.
Além de não querer depender de outras empresas, o departamento System LSI também tem planos para desenvolver tecnologias proprietárias em IA e para o mercado automotivo.
Com isso, todas as novidades devem ser reveladas em meados de 2025, incluindo também o lançamento do primeiro Exynos com GPU 100% desenvolvida pela Samsung.
Por enquanto, as empresas não comentaram o assunto, mas é preciso lembrar que o Exynos 2200 equipa o Galaxy S23 FE em alguns mercados. Além disso, a AMD deve entregar a GPU do Exynos 2400 para a linha Galaxy S24 e também para os modelos intermediários Exynos 1430 e 1480.
Por isso, tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários