
12 Abril 2024
O mercado de smartphones pode ganhar um novo recurso até 2028 que facilitará demais a vida dos consumidores. O desenvolvimento de telas auto-reparáveis foi sugerido por um relatório recente da empresa de análise CCS Insight.
Teoricamente, esta tela autocurativa utilizaria um “nano-revestimento” na superfície das telas dos telefones. Assim, quando fosse riscado, o revestimento reagiria com o ar, criando um novo material que preencheria efetivamente a imperfeição. “Não estamos falando de telas quebradas voltando milagrosamente. Tudo isso são apenas pequenos arranhões cosméticos”, disse o analista-chefe Ben Wood em entrevista à CNBC.
A LG introduziu a tecnologia de autocura com o LG G Flex em 2013, apresentando uma tela curva e um misterioso revestimento de “autocura” na tampa traseira. A empresa não divulgou detalhes específicos sobre a tecnologia, mas o dispositivo supostamente incluía um revestimento de átomos de hidrogênio que se reorganizavam em distâncias iguais quando arranhados.
A Motorola já registrou patentes para tecnologias semelhantes, incluindo um ecrã feito de um “polímero com memória de forma” que poderia reparar-se quando exposto ao calor. A Apple também registrou patentes para uma tela flexível capaz de se curar automaticamente de danos.
O cenário ainda não é muito animador, já que um monitor de autocura comercialmente viável ainda não chegou ao mercado. Essa tecnologia depende de investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, marketing eficaz e educação do consumidor.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários