LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung e Apple retraem e marcas chinesas crescem no mercado global de celulares

28 de outubro de 2023 148

Uma nova pesquisa da Canalys publicada na sexta-feira (27) indica que o mercado global de celulares apresentou uma ligeira queda de 1%, movimentando cerca de 293,4 milhões de aparelhos no 3º trimestre de 2023. Os novos dados divulgados pela empresa de análises de mercado complementam seu estudo preliminar divulgado em 17 de outubro.

Agora, as estatísticas definitivas são capazes de revelar a evolução das principais marcas em termos de vendas e participação de mercado. A Samsung continua liderando o segmento com 20% de market share, enviando 57,4 milhões de aparelhos no 3º trimestre de 2023. A Apple é vice com 17% de quota, seguida pela Xiaomi, que detém fatia de 14%.

(Imagem: Canalys)

Os dados referentes à Xiaomi englobam também os envios de celulares das submarcas Redmi e POCO. Para a OPPO, em 4º lugar, também são consideradas as vendas de celulares da OnePlus, uma vez que as empresas se fundiram em 2021. Em 5º lugar, a TRANSSION é o conglomerado de empresas que detém a TECNO, Infinix e itel.

Conforme observado no gráfico, a Xiaomi e a TRANSSION foram as únicas das cinco maiores fabricantes de celulares que registraram crescimento nos envios ao longo do último trimestre com aumento de participação de mercado de 2% e 40% em comparação ao mesmo período em 2022, respectivamente.

Sanyam Chaurasia, analista sênior da Canalys, afirma que a Xiaomi recuperou seu ritmo de crescimento devido à normalização bem-sucedida do estoque no primeiro semestre de 2023. Além disso, a série de celulares básicos “Redmi Number” — como o Redmi 12 e Redmi 12R — faz grande sucesso em mercados emergentes.

A TRANSSION, por sua vez, alcançou um crescimento impressionante graças ao aumento dos embarques nos principais mercados africanos. “Apesar da flutuação cambial e das restrições de importação nesses mercados, a demanda por novos aparelhos permaneceu intacta, e houve adaptação dos consumidores à inflação mais alta”, disse Chaurasia.

Infinix Zero 30 é um dos mais novos lançamentos da marca chinesa (Imagem: Infinix)

Lucas Zhong, analista de pesquisa da Canalys, comenta sobre a atuação dos celulares dobráveis no mercado afirmando que as fabricantes estão intensificando suas estratégias. A Samsung, por exemplo, lançou o Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 duas semanas antes do habitual para reforçar sua receita do 3º trimestre de 2023.

Apesar disso, a fabricante sul-coreana enfrenta cada vez mais concorrência nesse nicho. “A OPPO apresentou estrategicamente o Find N3 e OnePlus Open em diferentes regiões, demonstrando a ambição das marcas em capturar o mercado de dobráveis”, disse Zhong.

(Imagem: Reprodução)

O especialista comenta também sobre a Apple, que sofreu uma retração de 6%. Segundo ele, a empresa “aprendeu com os problemas de demanda” do iPhone 14, que teve vendas abaixo do esperado por trazer diferenças mínimas em relação ao iPhone 13, e graças ao novo design e melhorias do iPhone 15 e iPhone 15 Plus, o volume está mais forte que o esperado.

Finalmente, a Canalys espera que o mercado global de smartphones observe um crescimento modesto em 2024. “Os fornecedores fecharão 2023 com um nível de estoque relativamente mais saudável, proporcionando espaço para reconstruir seus estoques em preparação para um potencial ressurgimento da demanda”, afirma Zhong.

No entanto, espera-se que o desempenho regional sofra variações devido aos conflitos geopolíticas em diferentes países. Com isso, é possível que algumas regiões cresçam abaixo do esperado, e as fabricantes devem adaptar suas estratégias para aproveitar as oportunidades de crescimento de forma eficiente.

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias

148

Comentários

Samsung e Apple retraem e marcas chinesas crescem no mercado global de celulares
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2