
Economia e mercado 17 Nov
04 de janeiro de 2024 3
A SpaceX e a T-Mobile US, filial americana da operadora alemã de telefonia móvel, anunciaram nesta semana o lançamento do primeiro conjunto de satélites Starlink que serão usados para transmitir sinais de celular do espaço para smartphones na Terra.
De acordo com as informações levantadas pela agência de notícias Reuters, inicialmente, os usuários do serviço terão acesso a mensagens de texto e serão implementados recursos de voz, dados e funções IoT (Internet das Coisas) a partir de 2025.
O projeto é chamado de “Starlink Direct to Cell” e busca permitir chamadas de voz e a troca de dados entre smartphones de todo o mundo. Segundo as empresas, o objetivo é aumentar a conexão para usuários que estão em partes remotas dos Estados Unidos.
Vale lembrar que a T-Mobile e a SpaceX anunciam em agosto de 2022 os seus planos para implementar uma cobertura universal de internet móvel usando a Starlink. Desde então, as duas companhias estão trabalhando para executar o projeto.
Ainda conforme explicou a T-Mobile, o serviço vai funcionar em todos os celulares LTE (4G) e não precisará de nenhuma atualização de firmware ou aplicativos dedicados para a conexão funcionar. A velocidade da internet ainda não foi divulgada.
O plano inicial era que essa conectividade de celular via satélite fosse lançada ainda em 2023, mas isso não aconteceu. Além da T-Mobile US, a Starlink fechou parcerias com operadoras de telefonia em alguns países para oferecer o Starlink Direct to Cell. São elas:
E você, está interessado em assinar um plano de internet móvel via satélite? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários