LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Reserva indígena Yanomami recebe internet via satélite do governo federal e da Starlink

01 de fevereiro de 2023 8

A reserva indígena Yanomami, em Roraima, recebeu antenas para captar o sinal de internet via satélite. Os pontos de conexão foram instalados pelo Ministério das Comunicações, por meio da Telebras, e pela empresa Starlink, do bilionário Elon Musk.

A instalação da internet via satélite na reserva Yanomami busca ajudar na comunicação entre as equipes responsáveis por prestar toda a ajuda humanitária na região, que é de difícil acesso e não tinha nenhuma conexão, a não ser via rádio ou orelhão.


De acordo com Ministério das Comunicações, foram instaladas 15 antenas do modelo T3SAT (Terminais Transportáveis Telebras por Satélite) na região, que se conectam à internet através do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O modelo T3SAT funciona conectado a energia e, em caso de falta de eletricidade, possui um sistema de bateria emergencial com duração de 8 horas. A antena permite uma conexão com taxa de download de 20 Mbps e upload de 2 Mbps.

Lançado em 2017, o satélite tem como foco o uso estratégico e militar, entretanto, o governo brasileiro passou a utilizá-lo em desastres e situações de emergência, como em Brumadinho (MG), em 2019, e nas chuvas de Petrópolis (RJ), no ano passado.

O governo afirmou que estuda realizar a instalação permanente na reserva para aumentar a comunicação com o exterior. Vale lembrar que as crianças e adultos Yanomami sofreram uma grave desnutrição em razão do avanço do garimpo ilegal na região.

Starlink

Já a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, teve uma antena instalada na terra Yanomami na Serra dos Sururucus, no município de Alto Alegre, em Roraima, próxima à fronteira com a Venezuela. O objetivo também é ajudar as equipes de saúde no local.

De acordo com a Urihi Associação Yanomami, a verba para viabilizar a instalação da antena da Starlink veio de um projeto em parceria com o fotógrafo Gabriel Chaim. Agora, a tecnologia deve ser uma grande parceira para sanar os problemas desse povo.


8

Comentários

Reserva indígena Yanomami recebe internet via satélite do governo federal e da Starlink
  • Que bom, assim os profissionais de saúde que estão lá, podem se comunicar com suas famílias, e uma forma de também se comunicar com os militares que estão fazendo a proteção do local, quanto as pessoas que não sabem ver o lado bom e só saber criticar deveria ser colocado no lugar dessas pessoas e para com isso, esses povos estavam quietinhos seu habitat natural, até que o homem branco foi para lá estragou tudo,viviam de suas plantações, pesca e das águas dos rios, que agora estão contaminadas, com isso eles não podem beber, cozinhar, pesca, tomar banho e regar as plantação, cada dia certas pessoas estão mais longe de Deus, um pouco de amor ao próximo não vai lhe fazer mal, muito pelo contrário, pense nisso!

      • Será que essas pessoas que estão comentando viram o mesmo que eu vi? Aquelas pessoas desnutridas e doentes? Não é possível que o ser humano seja tão ruim assim

        • Povo sem vergonha aldeia aqui perto ganham tratores, maquinas de graça e jogam embaixo de uma mangueira e deixam apodrecer, so fica bebendo o dia td

            • É agora que os índios não fazem nada mesmo.

              • Androidmami ou Iphonemami?

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                  Software

                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2