LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Reserva indígena Yanomami recebe internet via satélite do governo federal e da Starlink

01 de fevereiro de 2023 8

A reserva indígena Yanomami, em Roraima, recebeu antenas para captar o sinal de internet via satélite. Os pontos de conexão foram instalados pelo Ministério das Comunicações, por meio da Telebras, e pela empresa Starlink, do bilionário Elon Musk.

A instalação da internet via satélite na reserva Yanomami busca ajudar na comunicação entre as equipes responsáveis por prestar toda a ajuda humanitária na região, que é de difícil acesso e não tinha nenhuma conexão, a não ser via rádio ou orelhão.


De acordo com Ministério das Comunicações, foram instaladas 15 antenas do modelo T3SAT (Terminais Transportáveis Telebras por Satélite) na região, que se conectam à internet através do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O modelo T3SAT funciona conectado a energia e, em caso de falta de eletricidade, possui um sistema de bateria emergencial com duração de 8 horas. A antena permite uma conexão com taxa de download de 20 Mbps e upload de 2 Mbps.

Lançado em 2017, o satélite tem como foco o uso estratégico e militar, entretanto, o governo brasileiro passou a utilizá-lo em desastres e situações de emergência, como em Brumadinho (MG), em 2019, e nas chuvas de Petrópolis (RJ), no ano passado.

O governo afirmou que estuda realizar a instalação permanente na reserva para aumentar a comunicação com o exterior. Vale lembrar que as crianças e adultos Yanomami sofreram uma grave desnutrição em razão do avanço do garimpo ilegal na região.

Starlink

Já a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, teve uma antena instalada na terra Yanomami na Serra dos Sururucus, no município de Alto Alegre, em Roraima, próxima à fronteira com a Venezuela. O objetivo também é ajudar as equipes de saúde no local.

De acordo com a Urihi Associação Yanomami, a verba para viabilizar a instalação da antena da Starlink veio de um projeto em parceria com o fotógrafo Gabriel Chaim. Agora, a tecnologia deve ser uma grande parceira para sanar os problemas desse povo.


8

Comentários

Reserva indígena Yanomami recebe internet via satélite do governo federal e da Starlink
  • Que bom, assim os profissionais de saúde que estão lá, podem se comunicar com suas famílias, e uma forma de também se comunicar com os militares que estão fazendo a proteção do local, quanto as pessoas que não sabem ver o lado bom e só saber criticar deveria ser colocado no lugar dessas pessoas e para com isso, esses povos estavam quietinhos seu habitat natural, até que o homem branco foi para lá estragou tudo,viviam de suas plantações, pesca e das águas dos rios, que agora estão contaminadas, com isso eles não podem beber, cozinhar, pesca, tomar banho e regar as plantação, cada dia certas pessoas estão mais longe de Deus, um pouco de amor ao próximo não vai lhe fazer mal, muito pelo contrário, pense nisso!

      • Será que essas pessoas que estão comentando viram o mesmo que eu vi? Aquelas pessoas desnutridas e doentes? Não é possível que o ser humano seja tão ruim assim

        • Povo sem vergonha aldeia aqui perto ganham tratores, maquinas de graça e jogam embaixo de uma mangueira e deixam apodrecer, so fica bebendo o dia td

            • É agora que os índios não fazem nada mesmo.

              • Androidmami ou Iphonemami?

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista