
Economia e mercado 24 Out
01 de novembro de 2023 47
A Câmara dos Deputados deve votar neste mês um projeto de lei que tem potencial para encarecer a mensalidade da Netflix e outros serviços de streaming no Brasil. Apresentado em 2017 pelo deputado Paulo Teixeira (PT), o PL8889/2017 busca "regular os vídeos on demand".
O texto prevê que pelo menos 2% do total de horas do catálogo de Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Vídeo e outros precisam ser preenchidos com conteúdo produzido por produtoras brasileiras. Caso a receita bruta anual da empresa super os R$ 70 milhões, esse percentual sobe para 20%.
Além disso, o PL ainda prevê que os serviços de streaming precisam pagar a Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional). Neste caso, essas empresas teriam que desembolsar o equivalente a até 4% do seu faturamento anual no Brasil.
Outro ponto previsto pela lei determina que as plataformas precisam investir, por ano, o equivalente a 10% do seu faturamento em conteúdos brasileiros. Desse total, 50% deverão ser gastos com conteúdo de produtoras independentes, 30% em produções do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 10% em conteúdos de "produtora identitária".
O ponto mais contestado está nas produtoras identitárias, que precisam ter no controle majoritário mulheres, negros, indígenas, quilombolas, povos indígenas ou comunidades tradicionais.
Comentando o assunto, o relator do PL8889/2017, deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), disse que deve apresentar uma nova versão do texto antes da votação em plenário. A intenção é remover pontos polêmicos que tem despertado forte resistência da oposição ao governo.
Além disso, alguns deputados apontam que, apesar de estimular a produção nacional de conteúdo, a lei tem tudo para encarecer as assinaturas, uma vez que certamente o custo será repassado ao consumidor final.
Por enquanto, não há uma data exata para a votação do PL, mas, caso seja aprovado pela Câmara, o texto ainda precisa ser analisado e votado pelo Senado. Somente após essa fase, o texto poderá ser sancionado pelo presidente da República.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários