LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro, TIM e Vivo estão confiantes no sucesso do Open Gateway no Brasil; Algar entra no projeto

09 de novembro de 2023 0

Representantes da Claro, TIM e Vivo participaram do evento Mobi-ID, organizado pelo Mobile Time na quarta-feira (07), para discutir sobre novas tendências para a identificação digital, e durante um dos painéis do seminário, os especialistas citaram motivos pelos quais estão confiantes no sucesso da implementação do Open Gateway no Brasil.

O Open Gateway é uma iniciativa que promete tornar o setor de telecomunicações mais integrado ao adotar interfaces de programação (APIs) padronizadas para acesso às suas redes, permitindo que desenvolvedores criem aplicações que possam ser interoperáveis nas redes de diferentes operadoras, facilitando sua implementação para os consumidores.

(Imagem: Reprodução)

As APIs padronizadas do Open Gateway terão importante aplicação na verificação de identidade, localização de dispositivos e notificação de fraudes de “clonagem” de números telefônicos — técnica conhecida como “SIM swap”.

Com a expansão do ecossistema digital brasileiro, haverá um aumento na demanda por tecnologias de segurança abrangentes. Essa afirmação é feita por Leonardo Siqueira, diretor de data monetization da TIM, acrescentando que o 5G também desempenha um papel importante para o projeto no Brasil.

(Imagem: Reprodução)

Com as capacidades da rede móvel— especialmente em seu preparo para funcionar em camadas — e sua expansão contínua no país, o projeto terá base sólida para “oferecer serviços de maneira mais escalável, apropriada e global com as APIs”, segundo o executivo.

Ageu Dantas, head de data analytics da Claro, aponta que um dos motivos pelos quais o cenário é promissor para a implementação do Open Gateway é que a iniciativa é liderada pela GSMA, a associação que representa os interesses de centenas de operadoras de telefonia móvel em nível mundial.

Diego Aguiar, diretor de IoT e big data da Vivo, afirma que as gigantes de telecomunicações ganharam experiência com projetos anteriores que também exigiam um esforço conjunto das empresas, mas que não obtiveram sucesso, como a ideia de criar uma carteira digital única como uma alternativa às soluções de cada empresa, como a Claro Pay e Vivo Pay.

Algar Telecom ingressa ao projeto

Durante o evento, a GSMA confirmou que a Algar Telecom entrará no Open Gateway. No momento, essa é a quarta operadora com atuação brasileira a ingressar no projeto e a única empresa com raízes totalmente brasileiras envolvidas no projeto.

Carlos Garcia, senior project manager da associação, destaca que a participação das operadoras brasileiras na iniciativa está avançada em comparação com outras companhias do ramo em outros países, de modo que haja expectativa para o lançamento de especificações técnicas e estreia comercial das primeiras APIs abertas já em dezembro de 2023.


0

Comentários

Claro, TIM e Vivo estão confiantes no sucesso do Open Gateway no Brasil; Algar entra no projeto
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2