
Economia e mercado 14 Nov
16 de novembro de 2023 20
Assim como o mercado global, o segmento de smartphones na China também teve um terceiro trimestre difícil, com 5% de queda geral nas vendas.
No entanto, segundo informações liberadas pela Canalys, a situação parece estar melhorando no último trimestre de 2023 e os Huawei Mate 60 e Xiaomi 14 tem liderado essa "recuperação" chinesa.
Os dados preliminares mostram que a Huawei conseguiu atingir um crescimento de impressionantes 83% nas suas vendas com o lançamento da família Mate 60 e isso indica que a empresa pode voltar a liderar o mercado chinês.
Por outro lado, a Xiaomi também tem conseguido chamar a atenção com a família Xiaomi 14 e isso fez as ações da companhia saltarem 60%.
Em alguns varejistas, a alta demanda tem feito o estoque dos aparelhos se esgotar rapidamente e há fila de espera pelo modelo feito em titânio.
Em contraste a esse repentino crescimento das empresas locais, a Apple tem visto as vendas da família iPhone 15 desempenharem abaixo do esperado. Os dados acumulados evidenciam que a empresa teve um crescimento de "apenas" 11%.
Muitos consumidores chineses se animaram com o renascimento da Huawei no segmento de celulares com 5G e isso também pode ter influenciado nas vendas da linha Xiaomi 14. Há um crescimento constante no desejo por aparelhos de marcas nacionais em meio à guerra comercial entre China e Estados Unidos.
Por enquanto, ainda não há dados sobre a temporada de compras da tradicional promoção de 11.11, mas há quem diga que a data pode marcar a recuperação total do segmento de smartphones na China.
Cabe lembrar que tanto o Huawei Mate 60 quanto o Xiaomi 14 ainda não são vendidos no mercado global, mas a tendência é de que ao menos o segundo seja oficializado em 2024 na Índia e Europa.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários