
Software 19 Dez
30 de novembro de 2023 7
O uso de chips Arm em todos os produtos da Apple tem sido um bom negócio não apenas no sentido de maior integração entre software e hardware, mas também é algo benéfico para o bolso da gigante de Cupertino.
Isso porque o The Information descobriu que a Apple paga menos de 30 centavos de dólar à Arm por cada dispositivo vendido com seu chipset proprietário, seja ele Apple A17 Pro, M3 ou S9.
O acordo de licenciamento da Apple é o mais vantajoso entre todos os clientes da Arm, sendo que o valor é fixo para qualquer chip, independente da quantidade de núcleos.
Essa vantagem da Apple também é algo que causa uma distorção importante: por mais que a empresa seja um dos maiores clientes da Arm, ela representa menos de 5% da receita anual da Arm.
Um executivo do Softbank - ex-dono da Arm - chegou a brincar que a Apple gasta mais com plástico do que com licenciamento de chips Arm.
a Apple paga mais pelo pedaço de plástico que costumava ser usado para proteger as telas dos novos iPhones do que para licenciar a propriedade intelectual da Arm.
Esse executivo também confessou que a empresa tentou renegociar o acordo para aumentar as taxas de royalties, mas o assunto acabou sendo marginalizado.
Por enquanto, o acordo da Apple com a Arm segue até 2040 e dificilmente a empresa de Cupertino irá abandonar algo tão vantajoso, mas analistas dizem que ela também tem testado chips na arquitetura RISC-V de código aberto. Ou seja, há um "plano b" caso as coisas fujam de controle.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários