
Economia e mercado 04 Dez
23 de janeiro de 2024 19
Atualização (23/01/2024) - HA
A Samsung confirmou que sua nova tecnologia de áudio espacial 3D chamada IAMF (Immersive Audio Model and Formats), anunciada em novembro e desenvolvida em parceria com o Google para competir com tecnologias como o Dolby Atmos, chega aos dispositivos ainda neste ano. A IAMF será implementada em suas TVs e produtos de áudio da empresa.
Até o momento, muitos dispositivos da Samsung, inclusive os smartphones Galaxy desde 2018, têm suporte ao Dolby Atmos, mas por custos adicionais. Ao contrário das configurações convencionais de som surround 5.1 e 7.1, que expressam os sons horizontalmente, o Dolby Atmos permite que o som seja direcionado para cima, ricocheteando no teto para uma experiência mais envolvente e realista, especialmente popular nos cinemas.
A IAMF, sendo uma tecnologia de código aberto, oferece funcionalidades comparáveis ao Dolby Atmos, permitindo o direcionamento horizontal e vertical do som. Além disso, adiciona recursos como análise baseada em IA para detecção precisa da origem do áudio em uma cena e a capacidade de enfatizar elementos específicos, como diálogos, para maior clareza.
A implementação da IAMF começará em TVs e sistemas de áudio/soundbars Samsung em 2024, embora os dispositivos específicos ainda não tenham sido revelados. A tecnologia estará também disponível no YouTube ainda este ano, principalmente em aplicativos móveis e de TV, com a possibilidade de limitações na versão web em navegadores como o Google Chrome, que suporta apenas saída estéreo.
Texto original (04/12/2023)
A Samsung e o Google se juntaram para desenvolver uma nova tecnologia de áudio espacial tridimensional (3D) que pode competir com o Dolby Atmos no mercado de Smart TVs e soundbars. A novidade em questão é o Immersive Audio Model and Formats (IAMF), nome dado ao recurso lançado graças a colaboração entre as empresas.
Segundo informações, a equipe de desenvolvimento da sul-coreana constatou que as tecnologias atuais não interpretam corretamente as nuances do som 3D, assim afetando negativamente a qualidade e experiência do ouvinte. O IAMF promete solucionar esses "defeitos" a partir de três melhorias: som vertical, análise de cena de IA e áudio personalizado.
"O IAMF melhora o realismo sonoro, permitindo que os ouvintes experimentem o áudio na frente, atrás ou para qualquer lado, bem como acima ou abaixo deles. Isso significa que, quando a tecnologia IAMF é integrada aos alto-falantes e soundbars da TV doméstica, os ouvintes podem experimentar sons como pássaros sobrevoando suas TVs", explicou WooHyun Nam.
Ao que tudo indica, o Immersive Audio Model and Formats (IAMF) se aproveita de otimizações feitas pela inteligência artificial (IA) para ajustar automaticamente os níveis de áudio conforme a cena reproduzida. Por exemplo, durante cenas com música de fundo proeminente ou trilhas sonoras, a IAMF equilibra o som para garantir que o foco principal permaneça no diálogo.
Embora a IA consiga executar ajustes sem intervenção do usuário, ainda é possível configurar manualmente de modo que as preferências se alinhem ao gosto do ouvinte. Com o anúncio do IAMF, a Samsung parece estar traçando seu próprio curso no espaço de áudio espacial 3D, potencialmente sinalizando uma mudança para longe do Dolby Atmos em futuras TV.
Quais são suas expectativas para o segmento de áudio nos celulares? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários