LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Maior compatibilidade do Windows com a arquitetura ARM pode afetar domínio da Intel e AMD

05 de dezembro de 2023 7

A tecnologia ARM é uma das apostas da Microsoft para o futuro do Windows, o sistema operacional mais usado no mundo. Com processadores baseados nessa arquitetura, os dispositivos Windows podem ter mais desempenho, eficiência energética e compatibilidade com aplicativos de outras plataformas, como Android e Linux.

A Apple foi uma das primeiras empresas a se desprender da Intel com o lançamento de seu chip próprio, medida que também pode ser seguida por outras companhias, afetando severamente o mercado de hardware. Além da gigante de Cupertino, o Google e Microsoft também estão empenhados na arquitetura ARM, devido aos benefícios significativos da tecnologia.

Segundo informações, a desenvolvedora do Windows trabalha para aumentar a compatibilidade do software com a arquitetura ARM ainda nos próximos anos. Essa maior integração pode colocar em jogo o futuro da Intel e AMD, que podem registrar uma queda nas remessas de processadores se a decisão da Microsoft vigorar.

No momento, o principal problema enfrentado pelos laptops Windows baseado em ARM é a baixa compatibilidade, tanto com softwares quanto drivers, o que pode afetar negativamente a experiência dos usuários. Esse entrave, no entanto, deve ser progressivamente corrigido conforme a compatibilidade for sendo aprimorada.

Representação de modelo de CPU Intel. | Imagem: Reprodução/Pixabay.

A Intel tenta recuperar o fôlego mediante ao desenvolvimento de novas tecnologias e avanços nas atuais. Ao que parece, a empresa californiana busca aumentar o desempenho e reduzir o consumo energético de seus produtos.

Veja também

Quais são suas expectativas para o futuro do Windows, Intel e AMD? Conta pra gente, comente!


7

Comentários

Maior compatibilidade do Windows com a arquitetura ARM pode afetar domínio da Intel e AMD
  • No dia que o Windows tiver 100% de softwares com suporte a ARM nativo, a compatibilidade deles com o Linux também aumenta?

    • Isso é bom, aumenta a concorrência de processadores e podem surgir novos S.O para bater de frente com Windows

        • Rapaz, comprei o Samsung Galaxy Go, com processador ARM snapdragon 7cGen2, por 1200reais, dividi em 24x. Veio com Windows 11 ARM, logo de primeira fez uma pancada de atualizações, e pronto, roda filé! Claro que é um notebook com hardware para tarefas básicas, mas a bateria dura de 10 a 14 horas dependendo do uso, perfeito para meus estudos, leve , bonito e portátil, isso sim é portabilidade e duração de bateria. Tenho um notebook lenovo gamer potente,que vive na tomada, bateria só dura uma hora e meia em tarefas leves e 45 min jogando. Mal uso aquela desgraça! Na prática, só uso o notebook ARM, portátil, barato, FHD etc... Ótimo para estudar e trabalhar, recomendo! Com essa duração de bateria, só comprando ultrabooks, macs, ou o Lenovo x13s ARM que custa 12 mil!! Então, não tem nada amelhor para portabilidade do que o notebook ARM, sem contar que com o meu powerbank besus, consigo mais 17 hrs de bateria! Daqui a 3 - 5 anos, o mercado estará inundado por esses notebooks!

            • Esqueci de informar que o único concorrente direto é um Compaq, com o mesmo processador, tem em duas opções 4 e 8 gb, mas não comprei quando soube que agora é da positivo, relatos informam que também tem o mesmo tempo de bateria, mas o Go só tem 4 GB de ram, mas.como o windows 11 é dimensionado para ARM, não trava. Vale informar que essas linhas da Samsung e Compaq são para concorrer com Chromebooks. O Compaq só tem a vantagem de poder escolher uma versão que tem a opção de 8 gb, mas a tela é HD e fonte alimentação AC, e Samsung tem o ecossistema deles, o que achei bem legal. Bem, também vale informar que a Qualcomm prometeu o processador Snapdragon Elite X, e mostrou comparações de que é melhor do que o M3 e I7 14 geracao, existem controvérsias, o CEO falou para ninguém comprar um note em 2024 até virem o lançamento deles. O problema deve ser a facada no preço, queria o x13s da Lenovo mas está por 10 mil, sem chances né! Então aprendi a lição, um desse de 1200 para ser portátil, leve bonito e 12 horas, e um gamer ali na faixa dos 6 mil, para trabalhos pesados. Como vejo poucos usuários desses notebooks ARMs e eu tinha medo de sofrer com a compatibilidade do windows, queria poder ajudar informando que uso diariamente e funciona bem, para tarefas normais. Abrcs e vamos esperar esse Snap X Elite.

              • Apple sempre ditando tendências

                  • Eu investiria num equipamento com Windows e ARM se não fosse o problema da compatibilidade, como foi citado na matéria.

                      Software

                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                      Tech

                      PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                      Economia e mercado

                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho