LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pix se torna meio de pagamento preferido dos brasileiros para compras de final de ano

22 de dezembro de 2023 0

Datas como Natal e Ano-Novo servem não apenas para aproximar amigos e familiares, mas também para aquecer a economia do varejo com a venda de produtos para presentes. Seja em lojas físicas ou no e-commerce, o Pix se consagrou como o meio de pagamento favorito dos brasileiros por sua praticidade, registrando maior aceitação entre o público mais jovem.

Segundo levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, com base em dados divulgados pelo Banco Central e pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o Pix é o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2022, com mais de 24 bilhões de transações e uma média de 66 milhões de operações diárias.

No total, as transações do Pix superam as de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC e cheques, no Brasil, as quais, juntas, totalizaram 20,9 bilhões. O Pix Parcelado, modalidade que permite realizar pagamento à vista e ter o dinheiro creditado em parcelas na conta, também caiu no gosto dos brasileiros como um forte concorrente ao cartão de crédito.

Essa opção é interessante para os consumidores que, por algum motivo relacionado ao score na praça, estão impossibilitados de terem um cartão de crédito. A desvantagem, contudo, está na penetração do Pix Parcelado no varejo em relação ao seu rival, pois para usá-lo é preciso que o estabelecimento ofereça-o como forma de pagamento.

Pix se torna meio de pagamento preferido dos brasileiros para compras de final de ano.

Com a modalidade, esses consumidores conseguem parcelar suas compras sem um cartão de crédito, aproveitando, dessa forma, mais promoções e comprando mais itens – ou seja, aumentando o ticket médio da compra. Além disso, o Pix Parcelado também pode ser vantajoso para aqueles que não querem comprometer o limite de crédito do cartão.

"Esse é um meio extremamente rápido e seguro, e, ao ser disponibilizado nos e-commerces, os lojistas conseguem atrair mais clientes e aumentam consequentemente as suas vendas.", explica Eduardo Zucareli, CCO da Pagaleve que oferece o meio de pagamento Pix Parcelado por meio de uma plataforma tecnológica.

Para Zucareli, o cartão de crédito nunca teve um concorrente que o desafiasse. Essa modalidade reinou quase que unicamente no Brasil antes do lançamento do Pix pelo Banco Central em 2020.

"O Pix surge como um outro jeito de pensar tanto para pagamentos à vista quanto no parcelamento, de forma muito mais democrática do que o cartão de crédito. Atualmente, 38% da população brasileira não tem acesso a este meio, e, dos que possuem o cartão, a média do limite oferecido é baixa — cerca de R$ 1.300", ressalta o executivo

Veja também

Você prefere usar o Pix ao pagar compras ou prefere os cartões de débito/crédito? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

Pix se torna meio de pagamento preferido dos brasileiros para compras de final de ano
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista