
Economia e mercado 28 Nov
19 de janeiro de 2024 3
A Uber disse à Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor do governo do Rio de Janeiro que os passageiros podem pedir ao motorista parceiro que acione o ar-condicionado do carro sem nenhuma cobrança de qualquer valor extra pelo o uso do item.
A resposta veio após o governo do RJ emitir uma resolução que proibia cobrança extra por ar-condicionado em corridas de aplicativo. Só a Uber e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) enviaram os esclarecimentos pedidos.
O prazo estipulado pela secretaria foi de 7 dias e encerrou na quinta-feira (18). A plataforma 99 não respondeu. De acordo com o secretário Gutemberg Fonseca, a resolução prevê que as informações entre os apps, motoristas e passageiros sejam claras e precisas.
“O ar-condicionado é um requisito para o cadastro de um veículo na plataforma em qualquer modalidade de viagem, e o Código da Comunidade, que foi criado para que toda experiência seja positiva, segura e respeitosa para todos, estabelece que o motorista parceiro deve manter em pleno funcionamento todos os itens do seu veículo, inclusive o ar-condicionado”.
“Portanto, em todas as modalidades de viagens (Uber X, Uber Comfort ou Uber Black) é possível ao(s) passageiro(s) solicitar(em) ao motorista parceiro que acione o ar-condicionado, sendo absolutamente vedada a cobrança de qualquer valor extra pela utilização deste item, como é previsto no Código da Comunidade”.
Afirmou a Uber em sua resposta à Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor do governo do RJ.
A plataforma também friscou que cobranças realizadas fora do sistema da Uber representam violação às regras do Código da Comunidade e podem levar à desativação total da conta do motorista. A empresa também reafirmou seu poder para estabelecer as regras de uso.
"A Uber pode, sim, estabelecer políticas internas sobre o uso da plataforma tecnológica e tomar providências mediante a verificação do descumprimento de tais políticas, mas não é possível que a Uber se responsabilize pelas condutas e decisões tomadas por motoristas durante a prestação dos serviços de transportes aos seus passageiros. Desta feita, também não é possível que a Uber fiscalize tais condutas, sendo que o descumprimento de determinadas previsões de suas políticas internas pode apenas ser verificado por meio de denúncias espontâneas realizadas por usuários da plataforma”, pontuou a Uber.
E você, o que pensa sobre esse tema? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários