
Economia e mercado 25 Jan
07 de fevereiro de 2024 125
Em pesquisa divulgada nesta semana, o AliExpress revelou que quase sete entre dez consumidores deixaram de comprar nas últimas semanas porque não querem pagar o imposto de importação dentro do programa Remessa Conforme.
Segundo dados publicados pela varejista chinesa, a maior parte dos 66% que não efetivaram suas compras pertencem às classes C, D e E. Ou seja, são pessoas de baixo poder aquisitivo e que não encontram outra opção a não ser procurar os mesmos produtos em lojas brasileiras.
Além disso, o levantamento também revelou que 75% dos entrevistados se opõem ao aumento de impostos para as plataformas de comércio internacional, como o fim da insenção federal para compras abaixo dos US$ 50.
A Plano CDE entrevistou 2.535 pessoas entre os dias 23 de dezembro e 09 de janeiro.
Quando questionados sobre a situação do Remessa Conforme, 87% dos entrevistados disseram que o mais correto seria o governo reduzir a taxa de produtos nacionais ao invés de aumentar a alíquota para importados.
Outro ponto relevante da pesquisa é que a maioria dos brasileiros recorre à plataformas asiáticas em busca de preços mais atrativos ou até mesmo porque aquele produto não existe no mercado brasileiro.
Os dados do AliExpress mostram que o programa Remessa Conforme conseguiu afastar o brasileiro das plataformas chinesas, mas o varejo segue pressionando o governo federal em busca da taxação total.
Na visão dos empresários, há uma "concorrência desleal", sendo que muitos defedem uma alíquota de 20% para compras abaixo dos US$ 50, sendo que isso também precisa ser somado aos 17% de ICMS.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários