Lançamentos 20 Fev
Atualização (26/08/24): WM
Ainda em fevereiro deste ano, foi comentado por um executivo da MediaTek que a Xiaomi está trabalhando com a ARM para projetar um chip proprietário, sendo uma forma de ganhar maior independência de parceiras como MediaTek e Qualcomm, e consequentemente aumentar sua margem de lucro e possibilidades de otimização.
Depois de alguns meses sem novidades sobre o assunto, eis que o informante Yogesh Brar usou a rede social X (antigo Twitter) para dar detalhes de como anda o desenvolvimento do SoC. Segundo ele, o chip será fabricado no processo N4P da TSMC, mesmo usado no Snapdragon 8 Gen 3, o que deve ajudar bastante na eficiência energética.
Por outro lado, a performance não será tão impressionante, ficando no mesmo nível do Snapdragon 8 Gen 1. Ou seja, o componente da Xiaomi estará ao menos três gerações atrás da Qualcomm, que apresentará o Snapdragon 8 Gen 4 no próximo mês de outubro com CPU de núcleos Oryon e desempenho equiparável ao Apple M3.
Xiaomi's SoC project is going strong
— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) August 26, 2024
Based on TSMC's N4P
Performance numbers similar to Snapdragon 8 Gen 1
5G modem by Unisoc
Reveal will happen H1 2025
2025 is a big year for Xiaomi with many revolutionary products in pipeline..
O chip da Xiaomi ainda não tem nome, mas deve ser apresentado no primeiro semestre de 2025, contando ainda com modem 5G projetado pela Unisoc — o que também deve ajudar bastante na redução de custos. Segundo o informante, são esperados "muitos produtos revolucionários" por parte da Xiaomi em 2025, o que pode incluir o comentado celular dobrável de três partes, uma ótima oportunidade para estrear o chip próprio da marca.
Como ainda estamos a alguns meses do fim do ano, vamos precisar esperar por mais informações para entender melhor a proposta da Xiaomi com seu novo chip. Porém, é pouco provável que ele apareça em modelos realmente flagships como a série MIX ou a numerada, já que esses produtos são focados no público geral e devem seguir com soluções da Qualcomm por mais algum tempo.
Matéria original (16/02/24)
A Xiaomi está trabalhando com a ARM no desenvolvimento de um novo chipset proprietário para que ele possa ser usado em seus smartphones. A informação acabou sendo vazada acidentalmente pelo CEO da MediaTek.
Segundo documento compartilhado nas redes sociais, e que supostamente tem como fonte o executivo, essa colaboração da ARM com a Xiaomi deve resultar em uma plataforma de última geração para aparelhos topo de linha.
Logo, tudo indica que a fabricante chinesa deve lançar um concorrente para a família Qualcomm Snapdragon 8, Apple A e para a própria série MediaTek Dimensity.
No documento, o executivo ainda revela que a ARM estava trabalhando com a OPPO em busca de atingir o mesmo objetivo, mas o projeto foi abandonado devido a uma "série de dificuldades".
Apesar da ARM e a Xiaomi não se manifestarem sobre o assunto, rumores sobre o desenvolvimento de um chipset proprietário da chinesa circulam há algum tempo no mercado.
A empresa chegou a lançar um processador proprietário conhecido como Surge S1, mas ele não teve um sucessor.
O S1 era um SoC intermediário que equipou o Mi 5C, mas o aparelho ficou limitado ao mercado chinês até a Xiaomi abandonar o projeto.
Cabe lembrar que a Samsung voltou a apostar na linha Exynos dentro da família Galaxy S24 e a Huawei trabalha de forma totalmente independente do ocidente com a série Kirin.
Por isso, não devemos estranhar a entrada da Xiaomi nesse segmento de mercado.
Comentários